Vale a pena trocar o carro pelo Uber? Descubra aqui quando vale a pena!

vale a pena trocar o carro pelo uber

É improvável que você já não saiba disso, mas a gente precisa explicar antes de tudo que o Uber é um aplicativo que presta serviços de transporte privado. Ele vem sendo um grande aliado dos brasileiros, que passaram a utilizar cada vez mais os seus carros com motoristas selecionados e treinados para levá-los diretamente aos seus destinos.

O Uber é principalmente solicitado quando o passageiro quer participar de um evento social, podendo assim tomar a sua cervejinha ou drink tranquilo, sem causar acidentes ou receber multas porque ele não vai precisar dirigir para chegar bem em casa. Outra grande vantagem do aplicativo é que é muito fácil solicitar uma viagem em qualquer lugar que você esteja, já que basta você selecionar o endereço em que está através do seu celular.

Mas será que vale a pena trocar o carro pelo Uber? Vamos explicar mais neste artigo!

Trocar o carro pelo Uber significa economizar?

Embora o Uber seja muito confortável e o preço de suas corridas sejam muito atraentes (bem mais baixas do que as dos táxis comuns), será que vale a pena trocar o seu próprio carro por ele? Será que você economizaria mesmo desta forma?

A resposta é: depende, afinal é preciso considerar a distância que você percorre e com que frequência depende deste tipo de transporte na sua rotina.

Quando você opta por ter um carro, sabe que terá que lidar com alguns gastos inevitáveis (como impostos, combustível, seguro, estacionamentos e até mesmo eventuais multas e consertos/manutenções). Além disso, você também sabe que o carro será cada vez mais desvalorizado conforme o tempo for passando, o que fará com que você deixe de ganhar dinheiro quando decidir vendê-lo (possivelmente você vai receber menos por ele do que pagou quando comprou de uma loja ou vendedor).

Se por conta disso tudo (ou por qualquer outro motivo) você está pensando em deixar o seu carro e utilizar sempre o Uber, é importante pensar quanto custa em média a corrida para os seus principais destinos (como trabalho, casa de familiares e amigos e restaurantes ou padarias que visita com frequência, por exemplo).

Para quem faz trajetos distantes com frequência

Se você faz trajetos distantes da sua casa constantemente, talvez utilizar somente o Uber não seja tão bom assim. Isto porque quanto maior a quilometragem, maior o valor da corrida – e neste caso o valor acaba sendo mais caro do que se você fizesse o mesmo trajeto com o seu próprio carro, já que o quilômetro rodado é sempre maior para táxi ou Uber.

carro por uber

Para quem faz trajetos curtos ou utiliza bastante o transporte público

Se você frequenta muitos lugares em que é possível ir a pé (ou até mesmo de trem, ônibus ou metrô, caso isso não seja um problema para você), se costuma rachar o custo do transporte com um colega ou se faz trajetos curtos, pode sair mais barato andar de Uber todos os dias do que com o seu próprio carro. Além do mais, será muito mais confortável, já que você vai no banco do passageiro na maior mordomia, bebendo água, mastigando balinhas e escolhendo a rádio que quer ouvir (e também a temperatura do ar-condicionado que te deixa mais confortável).

Mesmo assim, um ponto negativo é que nem sempre os motoristas agem de forma educada e agradável com os passageiros. Embora o Uber esteja atento às qualificações dos usuários, algumas situações chatas podem ser inevitáveis e não tem como você prever qual será o tipo de comportamento do seu motorista.

Lembre-se também que quando for viajar, será necessário utilizar o Uber ou até mesmo alugar um carro para passear em uma nova cidade ou estado. Talvez este seja um ponto negativo para quem gosta de maior liberdade na hora de decidir os seus planos em uma viagem, sem a cobrança de uma programação prévia.

A importância do orçamento

De qualquer forma, você deve saber qual é a porcentagem da sua renda que é especificamente destinada para o uso de transporte, seja ele Uber ou carro próprio. Esta porcentagem é confortável para o seu orçamento ou você tem que abrir mão de muitas outras coisas importantes – como os seus próprios sonhos – para conseguir se locomover desta forma? Pense no seu orçamento como um todo e também no seu ritmo de vida para encontrar a melhor opção, afinal os benefícios de segurança e comodidade também são importantes.

Ou seja, cada caso é um caso. Basta saber qual é o seu para encontrar o melhor caminho, seja de Uber ou de carro próprio!

Veja também um vídeo sobre o assunto:

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *