Como perder a timidez: Na escola, com a namorada, ao falar em público, dicas e muito mais..

A vergonha é um sentimento muito impotente, que faz com que as pessoas se sintam mal, infelizes, não consigam se relacionar da forma como deveriam com as outras pessoas. Por isso, aprender como perder a timidez vai além de uma questão de apenas vontade, mas sim uma necessidade para uma vida melhor e mais feliz.

Nos próximos tópicos você vai aprender e entender como perder a timidez em situações bem específicas, como na escola, na hora de xavecar uma garota, nas apresentações em público, enfim, em diversas situações diferentes. Confira!

Como perder a timidez na escola

Para perder a timidez na escola, primeiro é preciso que você busque pessoas que pareçam com você, que tenham o mesmo estilo que o seu, que podem se tornar colegas ou até amigos.

Toda sala de aula tem, toda escola tem, então, aproxime-se do seu grupo, da sua tribo, do seu nicho e comece uma amizade ali, aos poucos, conversando sobre coisas banais, fazendo trabalho juntos.

Aos poucos, você vai ganhar confiança em si mesmo, para conhecer outras pessoas, participar dos eventos da sala, da escola, enfim, envolver-se da melhor forma com seus colegas de classe.

Comece por quem você vê abertura e que parece mais com você, depois é só se abrir para outras e criar um vínculo de amizade com mais colegas.

Timidez com a namoradacomo perder a timidez

Existem relações amorosas, principalmente na adolescência, em que o homem mesmo tendo um compromisso com a outra pessoa ainda fica tímido, envergonhado perto dessa namorada, ficante, ou o que seja.

Para melhorar essa situação, existem duas táticas diferentes. A primeira é usar o advento das redes sociais para conversar sobre temas diversos, ter um contato mais íntimo, mais próximo, que vai ajudar na hora do ao vivo.

A segunda dica é você sair com a sua namorada, ficante ou pessoa que deseja conquistar junto com amigos, inicialmente, que você já tem liberdade para conversar e tudo mais.

Quando você sentir que essa garota faz parte do seu convívio social, inconscientemente, vai ser muito mais fácil conversar com ela pessoalmente, sem timidez ou vergonha.

Comece saindo com o grupo de amigos e mescle com saídas só de vocês dois. Isso vai ajudar bastante a você vencer a timidez com a sua namorada e vocês terem um relacionamento mais saudável e feliz.

❱ Leia também: Como aumentar a autoconfiança!

Não tenha medo ao falar em público

como perder a timidez

Esse é talvez o principal problema da timidez, porque o falar em público é necessário em diversas situações do dia a dia, como na escola, ao apresentar um trabalho, ou até no emprego mesmo, seminário, na igreja, enfim, várias situações diferentes.

Se você tem muita dificuldade de falar em público, treme, transpira demais, gagueja, enfim, não consegue, o ideal é buscar uma ajuda com psicólogo que vai tratar essa timidez da melhor forma possível.

Caso a sua situação seja de dificuldade, mas que não uma inibição total, apenas um desconforto, o ideal é fazer pequenas apresentações para grupos menores de amigos, colegas de escola ou familiares.

Falar e treinar na frente do espelho, procurar sempre conversar com pessoas, grupos de pessoas, na mesa de uma lanchonete, de um bar enfim.

Quando você aprende a falar para duas, três, cinco, dez pessoas, fica mais fácil falar para 20, 30, ou 50 em uma sala de aula, por exemplo.

Dicas para falar com as pessoas

Se a sua dificuldade é em conversar com toda e qualquer pessoa, independente do grau de proximidade que você tenha dela, o ideal é buscar uma terapia ou análise para que um profissional te ajude a perder essa timidez extrema.

É essencial que você faça isso, busque esse acompanhamento, porque essa timidez excessiva pode atrapalhar a sua vida em todas as áreas, não apenas no convívio social, mas até no trabalho, na escola, enfim, procure um psicólogo, faça um tratamento e se livre dessa timidez aguda.

Dicas gerais para perder a timidez

como perder a timidez

A dica mais geral que se pode dar é você conversar, conviver, interagir com pessoas e grupos de pessoas que não tem timidez, não tem vergonha. Saia mais, vá para lugares públicos com essas pessoas, fique menos tempo preso às redes sociais, ao celular, ao computador. Isso vai mudar sua vida e te fazer ficar uma pessoa mais sociável e menos tímida.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre como perder a timidez, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *