Dia dos pais: Saiba tudo sobre essa essencial data para o homem mais importante da sua vida

dia dos pais

O Dia dos Pais é, sem dúvida, uma das datas mais importantes do calendário de vários países. Apesar de ter uma conotação comercial, ele também é sinônimo de carinho, amor, fraternidade, de ficar mais perto do homem mais importante da sua vida.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é essa data, como ela surgiu, como funciona em vários países e dicas de presentes para Dia dos Pais para você deixar o seu velhinho bem feliz. Veja!

O que é?

O Dia dos pais é uma data criada para homenagear os pais. Cada país tem um dia diferente, aqui no Brasil, por exemplo, é sempre no segundo domingo do mês de agosto.

A existência desse dia, além de ser uma homenagem bonita a esses importantes homens, serve também para movimentar o comércio. Assim como existe o Dia das mães, dos namorados, entre outras, a venda de produtos como presentes estimula a economia.

Como surgiu?

Apesar de ter esse tom comercial, o Dia dos Pais não foi criado por uma exigência ou sugestão do comércio. Ele tem sim um motivo real que ocorreu nos Estados Unidos.

A história conta que em 1909 uma menina resolveu inventar essa data para homenagear o próprio pai que superou a morte da esposa, que faleceu dando a luz ao sexto filho.

A data mudou com o passar dos anos tanto lá nos Estados Unidos, quanto aqui no Brasil. Foi aí que o comércio entrou. Certamente, foi uma oportunidade das lojas aproveitarem a homenagem para criar um ambiente favorável para as vendas.

No Brasil, por exemplo, foi um publicitário que trouxe o Dia dos Pais para cá. Iniciou no dia 14 de agosto, dia de São Joaquim, o patriarca da família. Porém, ao ver a possibilidade de melhores ganhos, o comércio decidiu mudar a data para o segundo domingo de agosto.

Na maioria dos outros países, a data é comemorada no terceiro domingo de julho, mas existem outras 19 datas diferentes em todo o mundo para comemorar o Dia dos pais.

Quando é o Dia dos Pais? No Brasil?

o Dia dos pais é comemorado sempre no segundo domingo de agosto. É uma data estratégica, porque a maioria dos trabalhadores acaba de receber o seu salário nessa época específica do ano.

No Brasil a data foi importada dos Estados Unidos, porém escolheu-se um dia diferente para realizar as comemorações de Dia dos pais. Os empresários e publicitários da época decidiram pelo segundo domingo de agosto.

O Dia dos pais veio para o Brasil em 1953 e nunca mais saiu do calendário oficial do país. É um excelente momento de vendas para o comércio brasileiro.

Nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, país onde foi inventado o Dia dos Pais, a data oficial é o terceiro domingo de junho. Lá, essa é a melhor data para que o comércio se junte e se agite para as vendas.

Antes de definir essa data, a comemoração era feita dia 19 de junho, o dia oficial da homenagem feita pela menina Sonora Louise Dodd ao seu pai John Bruce Dodd.

Na Espanha

Países europeus de tradição católica, como a Espanha, comemoram o Dia dos pais no mesmo dia de São José, o pai humano de Jesus. Por isso, o Dia dos pais na Espanha é na data 19 de março, assim como ocorre na Itália e outros países predominantemente católicos.

Em Portugal

Portugal também um país predominantemente católico e celebra o Dia dos pais no dia 19 de março, que é o dia de São José.

Presentes para Dia dos Pais

presente dia dos pais

Os presentes mais comuns dados no Dia dos Pais são roupas e sapatos. Você também pode elaborar um presente especial, como uma cesta de café da manhã, de petiscos, uma bebida diferente, caso seu pai goste de whisky, vinho ou cerveja.

Outra opção bem legal é fazer presentes para o seu pai, como uma caneca ou camisa personalizada, um álbum de fotos, um mural de fotos, um livro, enfim, existe uma infinidade de possibilidades para presentear o homem mais importante da sua vida.

Se tiver gostado deste texto com curiosidades sobre o Dia dos pais, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

1 Compart.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *