Barba coçando: Saiba as causas e cuidados!

As barbas voltaram com tudo nos últimos tempos e muito e conquistaram muitos homens, mas ter uma barba bonita e saudável não é tão simples como parece. Durante o crescimento da barba, a maior reclamação entre os homens é sobre a coceira, a barba coçando é um dos principais motivos que fazem muitos desistirem da barba grande quando ela está começa a crescer.

Se você é um desse homens que sofre com esse problema, esse artigo é para você. Então não deixe de ler! Vamos lá?

Causas da Barba coçando

Bom, o principal motivo que causa a coceira na barba é o ato de barbear, por isso esse mal atinge a maioria dos homens, quanto mais você se barbeia, mais grosso o fio se torna.

Quando você faz barba o pelo fica com a ponta mais afiada, e alguns desses pelos ficam alojados dentro da pele fazendo a barba coçar quando crescem.

Você já deve ter percebido que após fazer a barba, ao passar a mão, alguns fios espetam seus dedos, isso mostra o tanto que eles ficam afiados, eles se alojam nos folículos capilares gerando a coceira e incomodo.barba coçando

O que fazer para barba parar de coçar?

O processo de crescimento da barba requer paciência e cuidados.

Depois de muitas pesquisas pela web para saber como evitar a barba coçando, temos uma má notícia, é quase impossível evitar esse mal, não há milagres para essa coceira, mas nem tudo está perdido.

Embora não exista um jeito exato de fazer a barba parar de coçar, alguns cuidados especiais podem diminuir a coceira e até ajudar no crescimento.

Abaixo  separamos algumas dicas para a barba coçando. Confira!

Lavar bem o rosto

Se você tiver um aparelho de limpeza facial, você deve utiliza-lo, o aparelho tem um alcance melhor do que as mãos, pois ele levanta os pelos enquanto esfrega a pele.

As células mortas que saem da pele são uma das principais causas das coceiras.Os pelos da barba retêm essas células e aliadas com as sujeiras que fixam nos pelos, todos esses microrganismos deixam a barba coçando ainda mais.

Para acabar com as células mortas, use um esfoliante que irá renovar as células do rosto. Aplique o esfoliante, se você tiver o aparelho ou com as próprias mãos, e em seguida, retire o esfoliante com um sabão líquido para o rosto.

Manutenção

Assim como lavar o rosto, a manutenção também é importante para não deixar a barba coçando.

Para a barba crescer bonita, ela deve ser aparada com frequência, se os pelos da barba ficarem muito comprido e ressecados, isso irá fazer a barba coçar mais.

Quando você esfoleia o rosto, a esfoliação tira junto com as células mortas, alguns óleos essenciais para manter a hidratação do pelo, por isso, é importante que você utilize também um creme hidratante e um óleo.barba coçando

É recomendado lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, após lavar o rosto pela manhã é recomendado usar algum tipo de hidratante e a noite um creme ante envelhecimento.

É normal a barba coçar mais quando está crescendo?

Provavelmente, a coceira irá prevalecer nos estágios iniciais do crescimento da barba porque os pelos estão saindo pelos folículos.

Essas dicas podem ajudar a diminuir a coceira, mas como dizemos, ela não irá sumir totalmente, não existe milagre para esse mal.

Outra dica é tentar não puxar os pelos ou passar o presto barba, primeiro que ele vai crescer de novo e segundo, se você quer ter uma barba grande, terá que começar do zero.

Tente relaxar e procure focar a atenção em outra coisa e deixar a barba coçando um pouco.

Barba coçando e irritada

A irritação na barba já é um problema maior, porque além da coceira, ela causa vermelhidão, foliculite e dor.

Muitos homens causam pequenas lesões ao fazerem a barba, isso é uma das grandes causas da irritação. Se a irritação tiver contato com algum tipo de bactéria, ela pode evoluir para uma infecção.

Por isso, é preciso atenção redobrada para evitar complicações. A irritação da barba pode comprometer o crescimento da mesma e causar danos no rosto.

Para evitar a irritação, assim como nas dicas acima, é preciso lavar o rosto regularmente, não usar laminas velhas e caprichar bastante na hidratação.barba coçando

Se você gosta de dicas sobre barba vai adorar também esse post sobre produtos para barba!

E ai gostou das dicas incríveis sobre barba? Conta pra gente nos comentários!

0 Compart.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

2 Comments

  1. Estava procurando como tratar a coceira na barba e esse artigo me ajudou bastante. Agora vou tomar mais cuidado ao lavar o rosto pois minha barba coçava muito , provavelmente por conta da irritação pois eu coçava até ficar todo vermelho e dolorido.

  2. Usei o grecin 5 para pintar a barba, mas derrepente começou a coçar e minha bochecha inchou de tanto eu ficar coçando, agora ñ sei oq fazer para minha bochecha desinchar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *