Como se vestir para um casamento ao ar livre: Dicas para os homens!

casamento ao ar livre como se vestir

Você acaba de receber o convite de casamento de um conhecido, amigo ou familiar. Em seguida, logo pensa que precisará usar um terno com gravata e aderir a um visual mais formal, sério e sóbrio, não é mesmo? Mas e quando o casamento é ao ar livre? Será que precisa ser tão formal assim?

A resposta é não.

Cada vez mais as pessoas que decidem se casar optam por cerimônias diurnas em ambientes abertos (como campos e sítios), deixando as igrejas e os buffets de lado. Mesmo assim, quase sempre é um padrão os noivos indicarem no próprio convite qual é o traje adequado para a ocasião (se é “passeio completo” ou “black tie”, por exemplo), facilitando bastante o planejamento dos convidados – até mesmo dos mais perdidos quando se trata de vestimentas para ocasiões especiais.

Porém, quando não há nenhuma informação sobre o traje no convite, o que devo fazer? Veja as nossas dicas a seguir sobre como se vestir para um casamento ao ar livre.

Roupa masculina para casamento ao ar livre

casamento ao ar livre como se vestir homens

Diferente das mulheres que sempre podem apostar em um vestido, seja longo ou curto, simples ou elegante, os homens acabam tendo mais dificuldade para saber como se vestir na ocasião. Para ajuda-lo, você precisa considerar o local, a estação do ano e o horário da cerimônia para compreender qual é a melhor vestimenta para os convidados. Uma forma mais assertiva e direta, caso você não tenha nenhum problema em perguntar para os noivos qual é o dress code do evento, é ligar para eles. Assim fica difícil errar no look e você terá tempo de correr atrás das peças se você não tiver nenhuma delas no seu armário.

casamento ao ar livre como se vestir

Como escolher o que vestir em um casamento de dia? Preciso usar terno?

Como dito anteriormente, a condição climática, o ambiente e o horário do evento servem como guias na hora de se vestir.

Cerimônias que acontecem antes das 16h garantem que a maior parte do evento ocorra em plena luz do dia (se houver o horário de verão mais ainda, já o que sol se põe bem mais tarde). Na maioria destes casos, o traje exigido é o semiformal. Considere tons mais alegres e, ao mesmo tempo, suaves.

Um terno de tom mais claro (como cinza, bege ou areia) cai muito bem. Se você prefere uma cor mais escura como o azul-marinho, saiba que ela também pode ser usada em qualquer hora (diferente do preto que deve ser evitado porque é sóbrio demais, não combinando em nada com este tipo de evento).

casamento ao ar livre gravata e chapéu

É obrigatório usar gravata? Posso usar chapéu?

Se a cerimônia acontecer em um local quente, o uso da gravata é dispensável. Caso você queira usar mesmo assim, deve apostar nas cores fortes para combinar com o clima do verão e o ambiente mais descolado.

Já sobre o chapéu (como um Fedora ou Panamá), quando o sol está muito forte, ele pode ser um acessório não só de proteção (usado em conjunto com o protetor solar, que é bastante necessário nestes momentos), mas também um toque charmoso para o look. Mesmo assim, é fundamental tirá-lo no momento da cerimônia como um sinal de respeito aos noivos, ok?

Devo usar que tipo de terno, calça e sapato?

Um tecido adequado para os dias quentes em ambientes abertos é o linho claro. Um terno deste tecido com uma calça mais esporte (jeans não pode) e um sapato mais casual (que neste caso não é tênis e nem sandália, vale lembrar) é perfeito para um visual simples e elegante. Se quiser ficar ainda mais charmoso, pode usar um lenço em linho ou algodão bem fino no seu bolso.

Casamento ao ar livre no inverno

Se o tempo não ajudar muito, o terno de lã fria é a melhor aposta. Para ficar ainda mais bonito e aquecido, utilize um cardigã ou um cachecol (de preferência um modelo mais discreto). Para não exagerar nas camadas e poluir o visual, você pode vestir um casaco que seja fácil de colocar e tirar para suportar o frio intenso.

Posso usar acessórios?

Pode, mas com muito bom-senso para não sobrecarregar o seu look. Cintos em couro simples e um belo lenço no bolso são detalhes que podem contribuir para o seu visual. Um bom óculos de sol, por exemplo, é uma boa aposta.

Já se você estiver usando uma camisa branca (peça coringa que você deve ter sempre no seu armário) por baixo do terno, pode apostar em acessórios mais coloridos para criar um contraste bacana.

O importante é se inspirar, se sentir confortável e também se adequar ao que a ocasião pede para aproveitar da melhor forma possível este dia tão especial!

Veja mais algumas fotos a seguir:

o que vestir em casamentos ao ar livre

casamento ao ar livre como se vestir acessórios

casamento ar livre dess code masculino

roupa descontraída casamento de dia

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *