Chapéu masculino Fedora: o que é? Como usar? Onde comprar?

Um dos clássicos dos chapéus mundiais, o Chapéu masculino Fedora tanto como o feminino, também popularmente conhecido como Borsalino, é um chapéu trivialmente feito em feltro e inspirado no modelo Chapéu Panamá. O Chapéu Fedora teve seu grande triunfo no século XX, principalmente a partir da década de 20, apesar dos rumores que ele foi criado na década anterior.

Quer saber mais sobre esse estilo? Então continue lendo esse post!

O que é um Chapéu masculino Fedora?

Todo o chapéu caracterizado por possuir um formato C no topo, apelidado de coroa (devido a pressão na parte central), é popularmente chamado de Fedora.

O nome Fedora vem de origem russa, um nome feminino, e se popularizou através da peça teatral Fédora, de  Victorien Sardou, apesar de não existir uma ligação da peça com o chapéu, a origem do nome se popularizou por meio dela.

O chapéu Fedora se popularizou, primeiramente, na Itália,até hoje existe uma briga pela patente do chapéu, a fábrica italiana Borsalino reivindica esse direito.

O modelo era originalmente feito em feltro, o qual usa matéria prima de pelo de coelho, No brasil ele é conhecido como Brasilino, na Inglaterrade Trilby.

chapéu fedora masculino

Como usar o Chapéu Fedora masculino?

O Chapéu Federo é sinônimo de classe, sofisticação e muito estilo, principalmente na moda masculina, o chapéu traz para os homens uma sensação de poder.

Originalmente, o Chapéu Fedora foi criado para ser um chapéu sério, porém, se souber fazer alguns ajustes, ele pode cair muito bem em situações casuais.

Você pode usá-lo como acessório de sua roupa formal

Quando estiver em um look formal, como terno, coloque o Chapéu Fedora reto, ele deve ser centralizado na cabeça com as abas paralelas a sobrancelha, e vertical ao nariz.

A aba também não deve ficar inferior a sobrancelha, ele cairá muito bem com seu terno preto e uma blusa branca.

Use a criatividade para escolher a gravata de sua preferência, o paletó não é necessário se o tempo permitir, um colete completará bem visual.

O look é ideal para dias mais quentes, eventos formais, reuniões.  

chapéu masculino fedora

chapéu masculino fedora

Você pode usá-lo com acessório para roupa de negócios

Seguindo o padrão da roupa formal, coloque o Chapéu Fedora reto na cabeça, com a aba paralela a sobrancelha,  o chapéu pode ser combinado com uma camisa social de botão com a cor de sua preferência, calça jeans e sapatos.

Você pode incrementar o visual também com um sobretudo ou paletó, dependendo do dia e da ocasião.chapéu masculino fedora

Você pode usá-lo como acessório casual

Para o look casual, coloque o Chapéu Fedora para o lado com a ponta para cima, mostrando um pouco a testa.

Você pode deixar as suas roupas casuais com um toque mais formal com o Fedora de acessório,  o chapéu cai bem no verão, com suas roupas de verão e também pode ser acompanhado de um cachecol no inverno.

chapéu masculino fedora

chapéu masculino fedora

chapéu masculino fedora

chapéu masculino fedora

Cores do Chapéu masculino Fedora

As cores originais do Chapéu Fedora eram, preferencialmente, as mais escuras como preto, marrom cinza, porém, com a popularidade do chapéu, hoje é possível encontra-lo nas mais diversas cores.chapéu masculino fedora

chapéu masculino fedora chapéu masculino fedora

Há também algumas versões personalizadas com duas cores, listrados e xadrez.

Quanto custa um Chapéu masculino Fedora?

O preço de um Chapéu Fedora  masculino varia dependendo da marca,  o preço médio encontrado no mercado é de R$75,00, mas é possível encontrar opções mais baratas e outras que ultrapassam a casa dos R$ 200,00.

Onde encontrar esse chapéu no Brasil?

Por serem bem popular, o Chapéu  Fedora é facilmente encontrado em lojas, shopping e feiras.

Em lojas especializadas em chapéus, você encontrará um leque maior de opções,  como citado a cima, atualmente existem modelos de diversas cores, com listras e etc.

Posso comprar o chapéu masculino Fedora pela internet?

Se você quer adquirir um Chapéu Fedora sem sair do conforto de sua casa, a internet é uma boa opção, na web é possível achar o chapéu em diversos modelos e diferentes cores, você também pode encontrar modelos de segunda mão, por um preço menor.

Existem diversas lojas virtuais especializadas em chapéus como a Chapéu & estilo, Chapelaria Vintage e Chapéus 25. No Mercado Livre também é possível achar modelos novo e de segunda mão, algumas lojas também oferecem modelos customizados e feitos a mão.

O Chapéu Fedora está presente na moda a quase um século e nunca perdeu o estilo, ele é feito para diversas ocasiões, e por ser versátil, cai bem em muitos estilos, com certeza você encontrará um que combine com o seu.

Se você é ligado em chapéus e estilo você vai adorar ler esse post sobre Chapéu Panamá masculino!

E ai gostou das informações? Já possui um chapéu masculino fedora? Conta pra gente nos comentários!

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *