Como se vestir para uma entrevista de emprego: Dicas para os homens!

como se vestir para uma entrevista de emprego

Quando se trata de uma entrevista de emprego, a primeira impressão, quase sempre, é a que fica. Por isso, além da preocupação de como se comportar para conseguir a vaga e se você terá habilidade para realizar as tarefas que eles vão exigir, há também a preocupação com o que vestir na ocasião.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que não existe um padrão de roupa para estes momentos. Vamos explicar o motivo e também vamos dar algumas dicas para que você encontre o melhor tipo de vestimenta para a sua oportunidade.

Avalie o perfil da empresa

Pesquise sobre o perfil da empresa e, principalmente, como os funcionários se vestem quando estão no trabalho (se tiver um conhecido que trabalhe no local, pergunte a ele se o estilo é informal e peça uma dica sobre como deve ir para ter maiores chances de acertar no visual). As redes sociais podem ajudá-lo muito nesta parte, já que geralmente as empresas disponibilizam fotos de eventos importantes e, muitas vezes, fotos dos funcionários durante uma tarefa.

É importante considerar que em algumas empresas os funcionários se vestem de forma diferente de acordo com o cargo/área em que estão. Ou seja, se puder saber especificamente sobre a sua área, melhor ainda.

Embora seja comum pensar que camisa social ou terno e gravata são ideais, eles não combinam com cargos de estágio (no qual você vai ganhar R$ 700,00 e nenhum benefício) e em agências de publicidade (que geralmente pedem um look mais despojado), por exemplo. Se não seguir este padrão, você pode ser considerado careta ou sério demais, o que não combina com o perfil do ambiente. É por isso que você deve considerar o cargo da vaga e todas as informações que puder coletar sobre a empresa para não errar.

entrevista de emprego terno

Então não devo usar terno e gravata nunca?

Claro que deve, mas quando o cargo e o ambiente da empresa exigem este tipo de formalidade. Exemplo: cargos mais altos como gerência/diretoria, bancos, construtoras e escritórios de advocacia. Neste tipo de ambiente é fundamental estar elegante e impecável para passar a sensação de credibilidade, seriedade e comprometimento para o cliente.

Posso usar tênis em uma entrevista de emprego?

Se for um tênis despojado de treino, colorido e com amortecedores, não é recomendado. Até vale usar um calçado mais confortável como um tênis esportivo mais informal ou um sapatênis (que esteja adequado para o uso, sem rasgos ou defeitos), mas isso somente quando combina com o ambiente em que você será entrevistado e poderá vir a trabalhar.

Posso usar Jeans?

A calça jeans é uma peça versátil que pode ser usada em diversas ocasiões, até mesmo nas mais formais. Caso a empresa permita o uso de jeans (que não pode ser rasgado nem com muitos bolsos ou detalhes que chamem a atenção) com camisa, você pode também levar um blazer para dar um toque especial para o visual (sem te deixar muito formal). Neste caso, prefira tons mais neutros como preto, cinza e azul escuro.

entrevista de emprego homens

Peças básicas e chapéus são aconselhados para entrevistas de emprego?

Alguns homens cogitam vestir uma camiseta branca com calça jeans por ser algo mais básico, mas este look cru não é próprio para uma entrevista de emprego. Ele pode passar a ideia de que você é uma pessoa básica demais, sem diferenciais.

Camisetas com estampas chamativas e exageradas, por outro lado, podem passar a ideia de alguém muito descomprometido.

Outro detalhe importante (que muitas vezes passa despercebido) são as meias. Se você está usando um sapato preto, as meias precisam ser pretas para combinar também. Lembre-se de que, geralmente, o recrutador observa tudo em você.

Sobre os chapéus, eles devem ser dispensados neste momento. Não use boné, chapéu ou gorro, e lembre-se de não ousar demais no penteado. Procure um estilo mais neutro. Se você tiver barba, também é fundamental deixá-la aparada.

Talvez pareça muita informação de uma vez só, mas é importante ressaltar que você não precisa gastar muito para usar uma roupa adequada e garantir uma boa impressão em uma entrevista. Basta conhecer o ambiente para compreender o seu perfil. Assim você conseguirá mostrar que é capaz de fazer parte dele até mesmo no visual.

Agora é só vestir o look certo e se preparar para a entrevista!

Boa sorte!

 

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *