Escapulário: Como usar? Quais são os tipos? Veja aqui!

Para quem segue a religião católica o escapulário não significa apenas um cordão, ele é muito mais que isso. Com ele os religiosos acreditam estarem protegidos e mais perto de Deus. Geralmente o escapulário é um item que é usado o tempo todo, não havendo hora para tirá-lo.

Nesse artigo mostraremos o que é o escapulário e sua história. Aqui você também confere como usá-lo e os principais tipos de ouro, prata, tecido e até mesmo os personalizados. Confira!

O que é?

Se você perguntar a um católico o que é um escapulário ele poderá te dar diversas respostas.

Pode falar que é um sacramento com promessas, que ele usa por devoção a Maria, que é uma forma dele estar na presença do santíssimo dentre outras afirmações, contudo, o escapulário é na verdade é uma representação de devoção Mariana por meio da representação da consagração a santíssima Virgem Maria.

Ele consiste em um cordão com duas medalhas nas suas extremidades, uma que fica sobre o peito de quem usa com a imagem do sagrado coração e a outra que fica nas costas com a imagem da virgem Maria.

História

O escapulário tem sua origem nas ordens monásticas, sendo usado primeiramente pelos beneditinos e com tempo tendo se espalhado por diversas ordens religiosas.

Naquela época ele consistia de um tecido que era deitado sobre a escapula e com abertura para a cabeça, ficando parte do tecido nas costas e a outra parte na parte frontal de quem o usava.

Com o passar do tempo outras ordens religiosas passaram a adotar versões menores do item, até chegar a versão que conhecemos hoje que consiste em um cordão com duas medalhas e que pode ser usado discretamente sob a roupa.

Atualmente a igreja tem registrado 18 tipos de escapulários todos com significados diferentes e que se diferenciam pela cor, simbolismo e devoção.

Contudo o escapulário sempre tem o significado da afiliação de uma pessoa a alguma ordem religiosa ou confraria católica.

Como usar um escapulário?

O escapulário é um acessório cheio de simbolismo e com regras para ser usado enquanto objeto de proteção e devoção.

A primeira delas é a de que o cordão deve ficar com uma medalha no peito e a outra localizada nas costas, podendo ser usado mais de um ao mesmo tempo, contudo, a igreja prega que apenas um escapulário já é algo divino e completo, não precisando de um segundo.

Outra regra dita que o seu escapulário, depois de adquirido, deve ser consagrado por um padre da igreja católica. Também, caso ele represente alguma confraria católica, poderá ser abençoado adicionalmente por um religioso autorizado.

Depois que o seu escapulário for abençoado você deve usá-lo o tempo todo sem tirá-lo do pescoço em nenhum momento.

Caso você tenha que tirá-lo em algum momento, no período que você estiver sem ele, não poderá receber as bênçãos a ele associadas, contudo, ao retorná-lo ao pescoço você será reinvestido em suas indulgências.

Escapulário de ouro

escapulário

 

escapulário

Por ser um item que deve ser usado o tempo todo, sem tirar, o escapulário de ouro é uma ótima opção. O material é resistente e você não precisara trocá-lo com frequência, podendo ficar com ele o resto da vida caso não ocorra algum contratempo como ele ser roubado ou algo do tipo.

Um escapulário de ouro simples pode ser encontrado pelo valor médio de R$ 600.

Modelo de prata

escapulário

escapulário

O escapulário de prata é uma opção tão resistente quanto ao de ouro, porém com preço muito mais atrativo. Além ele funciona muito bem para pessoas que não gostam de usar a cor dourada e preferem optar por algo mais discreto.

Um desse pode ser encontrado pelo valor médio de R$ 100.

Escapulário feito de tecido

escapulário

escapulário

Os escapulários de tecido são usados principalmente como peças decorativas, a não ser que você vá participar de algum rito religioso onde essa peça seja necessária, ficará muito estranho e nada discreto você usando um escapulário de tecido no dia a dia.

Como exemplo temos o de porta, que fica muito bonito e possui diversas versões.

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *