Gravata borboleta: Como usar? Combina com que roupa? Quando usar?

A gravata borboleta é um símbolo da elegância e da sofisticação, sendo muito utilizada por pessoas que desejam um traje mais formal, mas que é lindo e descolado. Esse tipo de gravata é um dos acessórios mais comuns no guarda-roupa masculino, mas antes de usá-lo é necessário que o homem saiba como e onde esse acessório é bem-vindo.

Se você deseja saber como usar uma gravata borboleta, esse artigo é para você, pois a seguir nós tiraremos todas as suas dúvidas. Confira!

Como usar gravata borboleta?

gravata borboleta

Embora esse modelo de gravata seja muito usado atualmente é necessário certos cuidados ao usá-lo, pois a gravata borboleta pede combinações certas para que o seu traje seja lindo.

Você deverá usá-la principalmente quando a ocasião pedir uma peça mais formal, como por exemplo, o casamento com traje black tie. Mas lembre-se que se você for em uma ocasião formal mais simples, talvez usar  a gravata standard seja a melhor opção.

Geralmente é indicado que você use a gravata com um paletó completo, para deixar seu look mais sofisticado e formal, no entanto, se desejar você ainda poderá usá-la para ter um visual mais descolado, usando-a com blazer, camisa lisa, suéter, camisa xadrez ou outra peça que desejar.

Combina com qualquer roupa?gravata borboleta

É comum algumas pessoas ficarem com dúvidas se a gravata borboleta pode ser usada com qualquer peça, e é possível dizer que elas podem ser usadas com muitas peças, mas não combinam com qualquer tipo de roupa.

Esse acessório pode combinar com várias roupas a depender do gosto e das inspirações de cada pessoa, no entanto, existem algumas restrições, pois essas gravatas não devem ser usadas com camisetas, camisas polo e outras do gênero, pois não ficam legal.

Além do mais, é necessário saber conciliar a blusa escolhida com a gravata borboleta, pois se você colocar uma gravata listrada com uma blusa listrada, por exemplo, as peças não irão combinar e seu look não ficará bonito e harmônico.

❱❱ Leia também: Nó de gravata!

Quando usar?

gravata borboleta

Você poderá usar sua gravata borboleta em várias ocasiões conforme o seu gosto e conforme as especificações da ocasião, pois não é ideal que você vá a um churrasco com uma gravata dessas, não é mesmo?

Para te ajudar, a seguir eu separei algumas ocasiões em que essa gravata pode ser usada sem problemas.

  • Formatura

Se você está formando e deseja estar mais formal nessa ocasião, usar uma gravata borboleta é uma ótima opção, pois dará maior destaque a você nesse momento tão importante da sua vida.

  • Premiações

As pessoas que recebem premiações geralmente são o centro das atenções, e se esse é o seu caso, você poderá usar uma gravata borboleta sem medo nessa ocasião, pois ela é totalmente aceita e fará com que você se destaque em relação às outras pessoas premiadas.

  • Casamento

A gravata borboleta pode ser usada em um casamento, mas desde que no convite esteja especificando que a ocasião será com traje mais formal, ou você poderá chamar mais a atenção que o próprio noivo.

  • Trabalho

Se você trabalha em um ambiente em que você pode ousar no seu visual, usar esse modelo de gravata pode ser interessante, mas para isso você não deverá usar terno, e sim algumas peças menos formais como o cardigan e o blazer.

Gravata borboleta azulgravata borboleta

A gravata na cor azul é uma bela opção para várias ocasiões, pois ela é linda e moderna, além de combinar com vários tipos de roupas. Você poderá escolher uma mais simples ou com algum detalhe conforme o seu gosto.

❱❱ Leia também: Camisa social!

Gravata na cor marsala

A gravata na cor marsala também está sendo uma das mais procuradas atualmente, pois além de linda, essa cor está super na moda e combina com vários tipos de peças diferentes para você arrasar com seu look.

Como fazer uma gravata borboleta?

gravata borboleta

Se você não possui uma gravata borboleta você poderá fazer a sua em apenas alguns minutos usando uma gravata comum.

Veja o passo a passo abaixo:

  1. Coloque a gravata em volta da gola da sua camisa fazendo com que o lado mais fino fique cerca de 7 cm mais para baixo que o lado mais grosso.
  2. Passe o lado mais largo por cima do lado mais fino bem próximo ao pescoço.
  3. No loop que foi formado, pegue a parte larga e puxe. Em seguida empurre-a pela frente para que seja feito um nó justo.
  4. Dobre verticalmente a parte larga para que ela fique mais fina. Pegue essa mesma parte e faça uma dobra horizontal para formar um quadrado. Depois leve essa peça próxima ao pescoço e dobre em volta da gola, de modo que fique perpendicular ao lado mais fino.
  5. Use o lado fino para enrolar o lado mais largo, puxando o lado fino para baixo e colocando-o dentro da camisa.
  6. Empurre os dois lados da parte larga para fora e sua gravata borboleta estará pronta.

 

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *