Melhores Whisky: Descubra os melhores tipos e como escolher o melhor para seu paladar!

servindo Whisky no copo

Os amantes da boa bebida sabem que é preciso muito conhecimento para decifrar quais são os melhores whisky. Porém, não é tão difícil assim entender sobre as qualidades e características que fazem dessa iguaria uma verdadeira paixão mundial.

Nos próximos tópicos, você vai conhecer tudo que precisa a respeito dos principais estilos de whisky que são consumidos em todo o planeta. Além disso, vai aprender a diferenciar um whisky bom de um bem ruim. Veja!

Melhores Whisky: Bourbon

O bourbon é um dos mais importantes estilos de whisky que é consumido em todo o mundo. O seu tipo é natural dos Estados Unidos da América, principalmente a famosa região oeste, dos históricos filmes de bang bang.

Ao assistir a um filme como esse, você vai perceber que os personagens adoram tomar uma dose do bourbon no estilo cowboy: que aquele que vai em um único trago, quente, sem gelo. Essa é a forma mais tradicional e respeitosa de se tomar um excelente bourbon.

Esse tipo de whisky é feito à base de milho, como uma quantidade enorme de outras bebidas consumidas no mundo. Pelo menos, 51% da bebida é milho. Isso quer dizer que pode ter até mais do que isso no whisky.

Apesar de ser famoso nos filmes de faroeste, o bourbon foi criado longe dali, no estado de Kentuchy, no sudeste dos Estados Unidos da América. Para ser um bourbon de verdade, é preciso ter graduação máxima de 80° e ser destilado no tonel de carvalho por, pelo menos, 2 anos.

Um exemplo de bourbon famoso é o Jim Beam que é o mais vendido do mundo. Além do tradicional milho, ele leva toques de canela, cravo e demais especiarias.

garrafa de um dos Melhores Whisky Bourbon

Escocês

O whisky mais tradicional do planeta é o escocês. Isso tem muito a ver com a história da bebida que passa por milhares de anos até chegar ao Reino Unido, especificamente na Escócia. É uma bebida raiz, sem muita invenção.

A forma de se preparar o whisky escocês é muito tradicional. Nele são utilizados apenas os elementos bases para a confecção da bebida original, sem misturar outros ingredientes que são comuns em alguns países e estilos diferentes de uísques, como ocorre, por exemplo, com o próprio bourbon.

Os escoceses utilizam o chamado malte puro, ou seja, 100% da bebida é feita a partir de cereais maltados, próprios para esse tipo de bebida. O whisky da Escócia não usa milho, trigo, ou outros cereais chamados de não-maltados.

Apesar de toda essa pureza, com o passar dos tempos, os escoceses tiveram que abrir as portas para os chamados blendeds. Eles são exatamente a mistura entre os cereais maltados e os não-maltados, como o arroz e o milho. Porém, se você quiser tomar um puro whisky escocês, existem várias opções de puro malte para você experimentar na Escócia.

É possível também comprar os melhores whisky da Escócia em sites especializados. Só procure bem por uma empresa confiável para não levar um produto falsificado.

garrafa de Whisky Escocês

 

Americano

Além do bourbon, existe um outro estilo de whisky muito vendido nos Estados Unidos e em todo o planeta. É o chamado whisky americano, que é reconhecido mundialmente pela marca Jack Daniels.

Ele é bem mais leve que os outros estilos de whisky, tem uma destilação neutra e, pelo menos, oito anos de envelhecimento nos barris de carvalho. A saga Label também faz parte desse estilo de whisky muito vendido em todo o mundo.

Garrafa de Jack Daniell's

Como saber se um whisky é bom?

Antes de qualquer coisa, é preciso comprar um whisky original e para isso existem algumas dicas. Todo whisky importado vem com o selo do IPI na cor vermelha, numerado e impresso pela Casa da Moeda.

Além disso, eles também têm um selo de produto importado. A etiqueta tem o nome do importador ou do fabricante, informações a respeito da composição do produto e data de validade.

Após saber que a empresa vende realmente whisky original, é hora de saber se ele é bom ou não. A primeira atitude que você deve ter é observar o tempo de envelhecimento dele, no caso dos norte-americanos. Quanto mais velho, melhor o whisky.

Além disso, os mais puros são sempre os de melhor qualidade. Portanto, prefira, se puder, tomar um escocês nato, sem adição de cereais não-maltados. Uma dica importante é a de colocar o whisky no copo, mexê-lo lá dentro e observar se uma parte vai “agarrar” na lateral do copo. Se isso acontecer, é sinal de que os maltes foram bem trabalhados e a bebida é sim de alta qualidade.

copos com Whisky e gelo

Melhores Whisky com bom custo-benefício

Se você quiser conhecer de fato um bom whisky norte-americano, a dica é comprar o Jack Daniels. Até mesmo o de 8 anos tem melhor qualidade que a maioria dos da Johnny Walker. Para um bourbon, escolha o Jim Beam e, entre os escoceses, o Dalmore é o de melhor custo-benefício.

Se tiver gostado deste texto sobre os melhores whisky do mundo, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *