Nó de gravata: Passo a passo de como fazer sem errar!

Quem não está habituado a usar gravata, quando precisa, é sempre um desafio fazer o nó. Para te salvar nesses momentos vamos elaborar um manual de como dar nó de gravata. Vamos mostrar também, de forma simplificada, que esse tipo de amarração, no final das contas, é bem simples.

Aqui ensinaremos como fazer os tipos de nó de gravata simples, borboleta, Windsor e também o slim. Ou seja, todos os tipos mais usados atualmente. Confira!

Nó de gravata simples

nó de gravata simples

É o tipo de nó mais comum e é usado na maioria dos tipos de gravatas tradicionais. Esse modelo de nó de gravata, também conhecido como nó duplo, é aquele dado na gravata alongada e que é muito utilizada no dia a dia em ambientes empresariais e escritórios. Passo a passo:

1 – Coloque a gravata por debaixo do colarinho, deixando a extremidade larga um pouco mais comprida que a estreita.

2 – Cruze a parte larga sobre a estreita e dando uma volta por trás dela.

3 – Passe a parte larga, que está atrás da estreita, por cima de toda a estrutura e retornando ela para a parte de trás do circulo que se formou no seu pescoço.

4 – Agora basta pegar a parte larga, que nesse momento está atrás de toda estrutura e com a ponta pra cima, e colocá-la por dentro do anel formado e que contorna a parte estreita. Ajuste e pronto!

Leia também:  Sapatos masculinos!

Nó de Borboleta

nó de gravata borboleta

O nó da gravata borboleta tem grau de dificuldade que se assemelha as gravatas tradicionais. Esse tipo de gravata é muito utilizada em festas e eventos mais formais e elegantes, ficando muito bem quando acompanhada de um smoking. Passo a passo:

1 – Passe a gravata por debaixo do colarinho deixando a extremidade esquerda um pouco mais alongada. Esse tipo de gravata possui as duas extremidades iguais.

2 – Feito isso cruze e passe a parte que ficou mais longa por cima da mais estreita dando a volta por trás.

3 – Mantenha nessa posição e faça uma dobra da ponta da parte estreita no limite que faz o desenho da borboleta, colocando ela na posição que deverá ficar, ou seja, próxima do pescoço.

4 – Agora passe a parte mais alongada, que está com a ponta pra cima, por cima da parte central da borboleta e passando por trás, fazendo a amarração dessa estrutura.

Você sabe a forma certa de usar blazer? Veja aqui!

Tipo Windsor

nó de gravata

O nó de gravata do tipo Windsor é uma variação do nó tradicional e é usado também para os tipos de gravatas mais comuns. Esse nó é muito utilizado em eventos mais formais e importantes. Passo a passo:

1 – Passe a gravata por debaixo do colarinho deixando a ponta mais larga mais comprida que a mais estreita. Geralmente a parte larga fica com o dobro de comprimento do que a estreita.

2 – Passe a parte longa por cima da estreita e contorne por detrás de toda a estrutura.

3 – Com a parte mais larga atrás da estrutura que contorna o pescoço, passe pela frente e contorne novamente pela parte de trás.

4 – Agora que você já deu duas passadas por detrás é hora de passar a parte mais larga que está atrás, pela frente da gravata e voltando para trás, ficando com a ponta mais larga novamente para cima e atrás da estrutura.

5 – Com o anel formado no passo anterior passe a ponta larga que está pra cima, por dentro dele, finalizando o seu nó. Agora é só ajustar.

Gravata Slim

nó de gravata

A gravata slim é um tipo de gravata com o formato mais afinado, e atualmente, tem sido um item indispensável para aqueles que querem estar elegantes e dentro das ultimas tendências. Por ser uma gravata com o volume menor, o seu nó deve ser simples. Passo a passo:

1 – Passe a gravata por debaixo do colarinho deixando a ponta mais grossa, mais longa do que a estreita.

2 – Agora passe a parte longa por detrás da estreita e contornando ela por cima.

3 – Agora passe a ponta larga por detrás de toda estrutura e puxando a ponta larga para ficar pra cima.

4 – Retorne a ponta larga pela frente e passando por dentro do circulo formado. Ajuste.

Os nós de gravata podem ser diversos e alguns deles até mesmo muito difíceis de serem feitos, como é o caso do nó cruzado, onde somente a prática irá levar a perfeição.

Contudo com o tempo e uso desse tipo de vestimenta você verá, que apesar de possuir diversos passos, dar o nó da gravata vai se tornar uma coisa bem fácil e rápida.

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *