Traje esporte fino: Saiba o que é e em quais situações esse estilo pode ou não ser usado!

Quando você vai a um evento mais formal, como um casamento ou formatura, normalmente, os anfitriões dizem qual tipo de roupa que a pessoa deve usar. Um dos termos utilizados é o traje esporte fino.

Apesar de ele ser bem comum em muitas festas pelo Brasil, principalmente em cidades e regiões mais quentes, muita gente ainda tem dúvidas a respeito de como funciona o traje esporte fino.

Por isso, neste texto você vai entender, de uma vez por todas, o que é esse estilo de se vestir, em quais situações ele pode ser o traje escolhido, entre outras informações relevantes sobre esse assunto. Veja!

O que é o traje esporte fino?traje esporte fino

O traje esporte fino é uma forma de se vestir menos formal para um evento que é formal. No lugar de colocar o chamado passeio completo que é o terno, gravata, calça social, etc, você vai de uma forma mais simples, mais moderna e mais fresca.

O esporte fino é para aquele evento que você pode ir apenas com uma camisa social, calça social ou brim, um cinto e um sapato, nada além disso.

Existem algumas diferenciações do traje esporte fino. Normalmente, em casamentos e formaturas e outros eventos do estilo que exigem o traje, o ideal é você ir de calça social. Pode até usar um brim, mas se for uma combinação muito bem feita, que fique mais bonita que com a calça social e justifique o uso dessa calça mais casual.

Outro detalhe é que o traje esporte fino também pode vir com blazer, desde que ele seja super moderno e faça sentido naquela composição.

O que pode ser usado?

traje esporte finotraje esporte fino

traje esporte fino

O bom do traje esporte fino é que ele é bastante despojado, então, você pode usar de um tudo com ele. O mais tradicional é a camisa social, a calça social ou brim, o cinto e o sapato. Porém, você também pode por um blazer com corte moderno aberto e, em algumas situações bem específicas, trocar o sapato pelo tênis.

Mas, caso você seja convidado para um casamento ou formatura que exija esse traje, o ideal é ir no esporte fino tradicional: camisa e calça social, cinto e sapato. Talvez o blazer para dar um ar de modernidade no look.

Traje esporte fino para casamento

traje esporte fino

 

Caso você vá em algum casamento, é preciso ler no site ou no convite se existe algum tipo de exigência a respeito do traje a ser utilizado. Atualmente, é muito pouco comum que os noivos exijam e isso te libera para ir com o passeio completo ou com o esporte fino.

Se você decidir ir com o esporte fino, o ideal é pensar em como é o estilo da festa. Se for uma tradicional, na igreja, depois salão de festas, o ideal é ir o mais formal possível, com camisa social, calça social, sapato e cinto. Porém, se for um casamento mais descolado, na praia, no campo, em um local diferente, você pode até abusar da modernidade e ir de calça brim, por exemplo.

O blazer é mais indicado se o casamento for à noite. Aí sim ele fica bem bonito, com seu corte moderno, aberto, em um estilo super legal. Durante o dia e em casamentos abertos, como na praia, não vale a pena usar essa peça, porque fica muito quente e vai te deixar desconfortável.

Traje para formatura

No caso do evento da formatura, o ideal é ir o mais social possível. Normalmente, é pedido que seja traje passeio completo, mas caso não exija, você não deve ir pouco formal demais. Vá no tradicional camisa social, calça social, sapato e cinto.

Isso porque a formatura é um evento que não pertence a uma pessoa ou casal, com isso precisa de um certo padrão para agradar a todos os formandos, os convidados e o próprio estilo da festa. Diferente do casamento, o pedido de traje em formaturas ainda é muito comum. Por isso, fique atento a essa informação no seu convite.

Traje para casamento de dia

traje esporte fino

traje esporte fino

traje esporte fino

Se o casamento for durante o dia, tudo vai depender também do estilo dele. O blazer, por exemplo, só deve ser usado em uma cerimônia em local fechado, com ar-condicionado e a festa na mesma situação. Caso contrário, o ideal é deixar o blazer para outra ocasião.

Em casamentos ao ar livre você pode investir em uma composição ainda mais moderna, com calça brim, um sapato diferente, uma camisa mais colorida, enfim. Não use tênis nessa situação. O tênis até funciona no traje esporte fino, mas em outro tipo de evento menos formal e importante do que esse.

Traje esporte fino no inverno

traje esporte fino

traje esporte fino

traje esporte fino

Se a situação for de um evento no inverno, aí sim você pode usar e abusar do seu blazer com corte moderno, cor da moda, combinando com a camisa e etc. A hora de fazer o uso dele é essa. Vai ficar bem confortável, bonito e vai fazer bastante sucesso na festa.

Se tiver gostado destas dicas sobre o traje esporte fino, compartilhe este texto nas suas redes sociais!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *