Trança afro masculina: Estilos, suas características e passo a passo para você mudar o visual!

O empoderamento negro também tem a ver com a aceitação do cabelo e o uso de penteados e acessórios que homenageiam e se apropriam da cultura africana. Por conta disso, existem diversos tipos de penteados e cortes, como o black power, os dreadlocks e também a trança afro masculina.

Se o seu objetivo é fazer no seu cabelo algum estilo da trança afro masculina, este texto foi feito para você. Nos tópicos a seguir você vai ter exemplos de modelos, como fazer, além de inspirações diversas para você se sentir ainda mais poderoso. Confira!

Modelos de trança afro masculina

Trança Nagô
Trança Nagô
Trança Nagô
Trança Nagô
Estilo Box Braids
Estilo Box Braids
Estilo Box Braids
Trança Kanekalon

Existem muitos modelos de trança afro masculina, daria para escrever em um livro, mas há aqueles principais, que são os mais utilizados pelos brasileiros.

É o caso, por exemplo, da trança Kanekalon. Ela é uma junção dos cabelos da pessoa com uns fios que fazem as tranças por toda a extensão do cabelo. Fica bem bonito em homens com cabelos longos, parecido até com os dreads, mas de uma forma um pouco diferente, com um aspecto mais natural.

A segunda trança que é muito utilizada é a Nagô. Ela é aquela que o cabelo é dividido em algumas partes e a trança fica grudada no couro cabeludo. O problema dessa trança é que ela dói bastante para ser feita e depois para tirar também é uma dificuldade, mas fica bem bonita, inclusive em homens com cabelos mais curtos.

Por fim, uma outra forma de fazer uma trança afro masculina é o estilo Box Braids. Nele, parte do cabelo fica natural e outra parte é trançada desde a raiz até a ponta.

Pode ser aumentado com megahair, ou fazer um jogo de tranças e partes raspadas.

❱ Leia também: Penteados masculinos!

Como fazer a trança?

Cada um desses tipos de trança afro masculina é feita de uma forma diferente. O que une todas elas é a necessidade de utilizar alguns produtos que facilitem a formação da trança, que ela fique bem grudada, tanto entre si, quanto com o couro cabeludo. São usados gel e cremes próprios para fazer esse tipo de penteado.

A trança Nagô, por exemplo, exige muita paciência, porque ela é difícil, precisa usar grampo, grudar muito bem a trança no couro cabeludo e é melhor ser feita com a ajuda de outra pessoa.

Já a Box Braids é mais simples, já que apenas uma parte do cabelo vai ser presa e transformada em trança. Então, é só você dividir as mechas que serão trançadas, passar o creme fixador nelas, fazer as tranças com muita precisão e amarrar o final do fio.

O ideal é você buscar um salão de cabeleireiro que tenha especialidade nesse tipo de corte e penteado, porque se fizer por conta própria, sem saber como faz, você gastar muitas horas do seu dia e pode não ficar legal.

Qualquer pessoa pode usar trança afro?

A trança afro é uma característica muito forte na cultura negra, na história africana. Tem a ver com resistência, com empoderamento, com amor por ser quem é e, por isso, o ideal é que esse tipo de corte e penteado seja usado por pessoas que se considerem negras e lutam pela sua identidade.

Porém, nada impede que uma pessoa branca, com cabelo liso, faça esse tipo de trança. Hoje em dia existe uma discussão sobre  apropriação cultural, que deve ser evitada, mas se você quiser muito ter esse estilo de cabelo, a escolha é sua.

Como combinar  a trança afro masculina com a barba?tranca afro

É possível sim você combinar a sua trança com a sua barba. O Nagô, por exemplo, fica bem bacana com uma barba mais fina que siga a largura das tranças de uma costeleta até a outra, sem bigode.

Já as tranças Kanakelon que são para pessoas com cabelos maiores e mais cheios, uma barba grande, no estilo lenhador, é uma ótima opção.

Caso a sua trança seja do estilo Box Braids, uma ótima opção é a barba por fazer, curta, máquina 2 ou 3, com uns pelos em máquina 1 pelo pescoço.

Você também pode fazer a barba cerrada nesse estilo, toda em máquina 1, que fica bem legal.

Se tiver gostado deste texto sobre trança afro masculina, compartilhe-o com seus amigos que vão gostar dessas dicas!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *