Dieta cetogênica e musculação: Como a ingestão de proteínas podem contribuir no ganho de massa muscular

dieta cetogenica e musculação

A dieta cetogênica é mais uma daquelas que virou febre graças aos seus resultados expressivos em tão pouco tempo. Ela é basicamente composta de proteínas e se o seu objetivo é ganhar massa muscular, a combinação da dieta cetogênica com a musculação pode trazer resultados interessantes.

Segundo estudos realizados em 2014, a dieta cetogênica levou ao dobro do aumento de massa muscular de uma dieta comum: 4,3kg contra 2,2kg. E a dieta cetogênica também levou a uma perda 50% maior de gordura que o grupo da dieta convencional. Com um resultado de -2,2kg contra -1,5kg.

Parece bom não é mesmo?

Portanto, se você quer entender melhor o que é essa dieta e como ela pode te ajudar, continue lendo esse artigo para saber mais!

Mas o que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é basicamente composta por proteínas e gorduras, reduzindo quase que completamente a ingestão de outros grupos alimentares. Esse tipo de alimentação faz com o que o nosso corpo entre em um processo chamado cetose que é quando o corpo começa queimar gordura para produzir energia, e é por isso que ela provoca uma grande perda de peso.

Além da queima acelerada de gordura o processo de cetose também é capaz de reduzir os níveis de açúcar do sangue e insulina.

Ou seja, a maior parte dos alimentos liberados são de origem animal, como as carnes, leite, queijo e ovos. Os frutos do mar também podem ser consumidos. Os carboidratos simples, aqueles de fácil absorção, o que inclui arroz branco, pão branco, massas e açúcar, estão proibidos. Dentre os legumes e verduras que estão permitidos na dieta, só apenas aqueles com baixo teor de carboidratos estão liberados, que é o caso da alface, verduras verdes escuras, como brócolis e espinafre. Outros legumes com menos carboidratos também estão permitidos, como abobrinha, couve flor, pepino,

Apesar de muitas pessoas serem defensoras da dieta, em que elas não apenas de fato emagrecem muito rápido e conseguem um bom ganho de massa muscular, essa ainda é uma dieta muito polêmica por ter um cardápio muito restrito. Alguns relatos também indicam que ela pode causar problemas de saúde como câncer, hipoglicemia, colesterol alto, fadiga, dores de cabeça, etc.

Como ela pode aumentar o ganho de massa magra?

dieta cetogenica e massa muscular

De forma geral, a proteína é a responsável pela massa magra, e os carboidratos não participam deste processo.

O primeiro fator é porque a glicemia baixa estimula a liberação de adrenalina, que inibe a quebra de proteínas musculares e por isso sua inibição pode aumentar os ganhos de massa muscular.

As proteínas também podem ser chamadas de alimentos construtores já que atuam na formação e crescimento do corpo das crianças até a fase adulta. A falta de proteínas pode inclusive causar fraqueza muscular.

Posso usar suplementos durante a dieta cetogênica?

Pode sim, claro, desde que não sejam suplementos que vão aumentar a sua ingestão de carboidratos. Por isso os mais indicados são…

Cafeína: que vai acelerar o seu metabolismo e a queima de gordura

Whey Protein: Por ser a base de proteínas

Creatina: Que ajuda a preservar a massa muscular.

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *