Drop set: veja como funciona essa técnica de ganhar músculos e deixá-los hipertrofiados

drop set como fazer

O drop set é uma técnica antiga usada pelos fisiculturistas para ganhar hipertrofia em todos os músculos que são malhados e treinados diariamente. Essa técnica leva o seu corpo à máxima exaustão, por isso é preciso tomar alguns cuidados antes de começar a praticá-la.

Nos próximos tópicos você vai entender o que é o drop set, como são feitos os exercícios, os resultados dessas séries e as formas de potencializar o ganho de músculos. Confira!

O que é o Drop Set?

Drop set é uma técnica de exercícios musculares que visam o ganho de massa e, principalmente, a hipertrofia. Normalmente, quando uma pessoa malha, ela faz três séries de 8 ou 10 repetições com o peso no máximo que ela aguenta.

No drop set é completamente diferente. Você não para de malhar, não tem tempo de descanso. O máximo que faz é diminuir o peso sempre que errar ou não conseguir manter os exercícios. Ou seja, não existe ou número de repetição, você vai ter aonde aguentar.

Esse tipo de exercício existe especificamente para aumentar a hipertrofia dos músculos. Porque com o exagero de repetição e a exaustão, músculos dos mais resistentes e difíceis de serem treinados vão ser estimulados.

Claro que só pode fazer esse tipo de técnica quem já tem um tempo de musculação, bastante energia e sabe fazer os exercícios corretamente. O drop set é perigoso para quem quer se aventurar nesse tipo de exercício, portanto não deve ser feito por quem ainda não conhece as manhas de uma academia.

Como incorporar no treino?

drop set o que e

Você pode fazer de algumas formas. O mais comum é que os atletas misturem o treino de ganho de massa com o de hipertrofia. Logo, nos músculos e partes do corpo que você precisa de hipertrofiar, você faz o drop set.

Já naqueles que ainda precisam de um pouco mais de ganho de massa, o ideal é fazer o treino normal, com muito peso para estimular o crescimento dos músculos. Depois que tiver no tamanho que deseja, basta fazer o drop set também nesse novo músculo que acabou de ganhar.

Além dessa forma, têm atletas que revezam os dias ou horários. De manhã fazem o treino para ganho de massa muscular e à tarde fazem o drop set. Ou segunda, quarta e sexta fazem o de ganho e terça, quinta e sábado o drop set.

Tudo vai depender dos seus objetivos e de como o seu corpo vai lidar com essa rotina de exercícios. A ajuda do profissional de educação física é muito bem-vinda para que você faça a escolha correta e tenha os resultados esperados.

O drop set é uma forma intensa e bem cansativa de atingir a hipertrofia. Pode gerar lesões, fadiga excessiva, entre outros problemas. Por isso, a presença do profissional de educação física junto com você é essencial no momento de fazer essa técnica de exercícios.

Como fazer o drop set?

Para fazer o drop set é simples, mas é muito cansativo ao mesmo tempo. A ideia é que você chegue ao esgotamento de parte específica do seu músculo. Por exemplo, você está fazendo supino tradicional para malhar a região do peitoral. No lugar de fazer três séries de 8 ou 10 exercícios, você vai fazer o supino sem parar, até não aguentar mais.

Se falhou com quarenta quilos de cada lado, diminua para 30. Se falhou com 30, diminua para 20. Se falhou com 20, diminua para 10. E assim por diante. Isso até você conseguir levantar o supino com qualquer peso.

Parece desesperador ou torturante, mas é uma técnica que funciona muito bem e faz com que você tenha a tão sonhada hipertrofia.

Como potencializar?

A hipertrofia é sinônimo de completa massa magra no organismo, ou seja, sem nada ou muito de gordura. Para potencializar os ganhos do drop set, o ideal é fazer uma dieta bem pobre em gorduras e carboidratos.

Porém, para fazer isso, é preciso que você já tenha massa muscular suficiente. Primeiro se ganha peso para depois hipertrofiar e perder a gordura. O contrário pode dar certo, mas essa ordem é mais garantia de sucesso.

Se tiver ainda restado alguma dúvida sobre o drop set, deixe o seu comentário ou pergunta aqui embaixo!

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *