Hipertrofia Muscular: O que é? Como alcançar?

O ganho de músculos não é tarefa fácil e além do fato de serem muito bonitos esteticamente, a hipertrofia muscular para o aumento do volume dos mesmos só é alcançada através de exercícios de musculação e dieta balanceada.

Porém existem alguns alimentos específicos e suplementos que ajudam a acelerar o processo de ganho de massa magra.

Confira nesse artigo o que é hipertrofia muscular e descubra como aumentar o seu rendimento na academia através de exercícios específicos e uma dieta balanceada. Vamos lá?

Hipertrofia Muscular: O que é?

Hipertrofia muscular é o termo utilizado para definir o crescimento das células musculares.

O tipo mais comum de hipertrofia muscular ocorre em decorrência da prática de exercícios físicos de musculação, como o levantamento de peso por exemplo.

hipertrofia muscular

Como ocorre?

Quando a pessoa começa a exercitar os músculos, a principio ocorre a contração muscular através de impulsos nervosos, nesse caso há o aumento da força sem nenhum notável crescimento do volume muscular.

Porém conforme a pessoa passa a se exercitar com freqüência e com aumento da intensidade, há uma complexa interação das respostas do sistema nervoso que resultam numa maior síntese de proteínas, gerando células musculares maiores e mais fortes, aumentando o tamanho dos músculos.

Dieta para hipertrofia

Em uma dieta para o ganho de massa magra deve se tomar cuidado em consumir as necessidades diárias de nutrientes para esse fim.

Alguns alimentos específicos fornecem aquilo que é necessário para aumentar os músculos e ajudar a eliminar gordura.

Alguns alimentos indicados que atuam na hipertrofia muscular são:

  • Proteínas: As proteínas são responsáveis pela construção de novos tecidos. Elas podem ser encontradas em alguns tipos de grãos, legumes e frutas, contudo ela encontra-se em maior concentração em produtos de origem animal e carnes como o peito de frango por exemplo.
  • Carboidratos: São eles que darão a energia necessária para a prática de exercícios e na construção de novas células musculares. Dê preferência aos carboidratos complexos como os advindos de produtos integrais e com fibras.

Como alcançar a hipertrofia muscular?

hipertrofia muscular

Para alcançar a hipertrofia muscular a primeira coisa a ser feita é começar a praticar exercícios de musculação.

Quando você exerce demasiada força sobre um músculo através de contração, é causado um dano as fibras musculares.

Esse dano causado é o principio do crescimento dos músculos.

Depois de danificadas, as fibras musculares quando em repouso irão iniciar a reparação da lesão ocasionada, produzindo novas fibras em reposição as que foram lesionadas.

Portanto, para se alcançar a hipertrofia muscular deve-se ser realizada a contração dos músculos repetidamente durante um longo período de tempo.

Além, para melhorar os seus resultados, existem suplementos que aceleram esse processo.

Exercícios

Existem alguns exercícios específicos que melhoram a hipertrofia muscular e o ganho de volume.

Esses exercícios são realizados com  ou sem o uso de pesos e a função deles é forçar os músculos ao limite, garantindo que eles serão lesionados a nível celular.

Alguns exercícios indicados para o ganho de massa magra são:

  • Agachamento: Para aqueles que desejam coxas fortes e bem definidas esse exercício é o mais indicado. Ele pode ser realizado com o uso de pesos sob as costas ou apenas utilizando o peso corporal.
  • Supino: Muito popular entre homens que desejam aumentar a musculatura peitoral e dos braços, o supino com pesos é um ótimo estimulo para crescimento de novos músculos.
  • Barra Fixa: Muito fácil de ser praticado, a barra fixa não precisa que a pessoa esteja necessariamente em uma academia. Para melhorar os resultados o exercício pode ser feito adicionando algum peso extra ao corpo.
  • Abdominais: Nesse exercício o intuito é ficar com a barriga cheia de músculos. O abdominal pode ser feito livre, sem adição de pesos ou então com pesos colocados sobre o peito, acelerando os resultados.

E ai que tal deixar seu comentário? Ficaremos muito felizes em respondê-lo!

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *