Poliamor: Entenda como funciona essa nova forma de se relacionar e tire todas as suas dúvidas aqui!

poliamor como funciona

O amor romântico, aquele que é entre duas pessoas que se amam para sempre e se casam, tem filhos, netos, etc, está sendo deixado para trás. No lugar desse tipo de relacionamento, outros estão se criando bem no estilo século XXI. O mais famoso entre todos eles é o chamado poliamor.

Apesar de ser muito descrito e falado por aí, poucas pessoas conhecem de fato as regras e como funciona um relacionamento com poliamor de verdade. Caso você seja uma dessas pessoas, veja nos tópicos a seguir tudo sobre essa nova forma de amar!

Significado de poliamor

O poliamor significa que uma mesma pessoa consegue amar e se relacionar com mais de uma outra pessoa. Pode ser uma relação a três, quatro, cinco, enfim… Não tem regra para a quantidade de pessoas que fazem parte dessa relação.

O termo poliamor passou a ser utilizado, porque sempre houve muito preconceito nesse tipo de relação. Quando você usa uma expressão mais sensível e bonita, fica mais fácil das pessoas entenderem e aceitarem esse novo tipo de relação amorosa.

Como funciona?

O princípio do poliamor é o mesmo da poligamia, em que você se relaciona com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Porém, existem algumas diferenças, como veremos a seguir.

No poliamor, todos os envolvidos tem o direito de se relacionar com mais uma pessoa e sempre há afeto nessas relações. Não é um cara que namora uma moça e sai ficando com outras várias. Isso é traição e errado. No poli, todos os envolvidos, sejam homens ou mulheres, sabem o que fazem, com quem se relacionam e o porquê de se relacionarem.

São relações duradouras, que tem amor envolvido e todos aceitam perfeitamente bem essa situação. Existem algumas formas desse relacionamento. Um dos mais tradicionais é quando todos os envolvidos se relacionam entre si, mas também existem outros.

Tem o formato que todos podem se relacionar com quem quiser, desde que não sejam entre si. Como tem também aquele em que uma mesma pessoa tem várias famílias e todas elas concordam com essa situação. Há, inclusive, o poliamor em que uma pessoa é monogâmica e aceita o fato da outra se relacionar com outras pessoas.

poliamor da certo

Poliamor dá certo?

Normalmente quem pratica o poliamor tem maturidade e responsabilidade suficiente para fazer parte desse tipo de relação. Claro que alguns fingem viver esse método de namoro… Muitos afirmam isso só para poderem beijar e transar com outras pessoas de fora… Quando na verdade, essa relação exige sinceridade e verdade com os participantes.

Quando tem essa maturidade, o relacionamento é real, ele funciona sim e dá certo. O problema é quando se finge um poliamor apenas para poder enganar a namorada ou namorado e ter relações com outras pessoas de uma forma abusiva.

À distância

Apesar de ser um tipo de relacionamento que se fortaleceu nos últimos anos, o poliamor é muito mais presença do que tecnologia. Pode até ter relacionamentos à distância, sexo virtual e coisas do tipo. Contudo, o poliamor existe por conta do contato, do toque, do beijo, do sexo, do abraço, do carinho entre essas várias pessoas que participam da relação.

É complicado dizer que os poli se sustentem bem sendo que à distância, a falta do contato pode esfriar o sentimento. Mas tudo é questão da vontade de todos de acreditar e fazer acontecer.

poliamor da certo

Qual a diferença de poliamor e poligamia?

A poligamia por si só significa que uma pessoa se relaciona com várias outras. Apenas nisso, sem ter uma relação duradoura, de amor, carinho, atenção com todas as pessoas envolvidas nessas relações. Já o poliamor é uma relação de amor de todos com todos. Isto é, cada um tem o direito de amar quem quiser, sem limites.

Prós e contras do Poliamor

A principal vantagem desse tipo de relação é que você pode conhecer e se apaixonar por quem quiser sem ter medo de magoar outra pessoa que você também ama. O problema real é que ter essa maturidade em todos os lados da situação não é tão simples. Poucos conseguem praticar o poliamor real, de forma plena e verdadeira.

O poliamor tem esse nome, porque ele realmente significa relações de amor e de companheirismo. Tome muito cuidado, porque o seu parceiro ou parceira pode usar esse nome bonito apenas para te trair com consentimento e não é essa a ideia desse tipo de relação. Ambos devem ter o poder de amar quem quiser, sem cobranças e sem limitações.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o poliamor, deixe o seu comentário aqui embaixo!

0 Compart.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *