Alopecia na Barba: O que é? Causas? Tem cura? Como evitar?

Para quem deseja ter uma barba forte, bonita e de presença, o cuidado é extremamente importante. E entre os inimigos para uma barba bonita está a alopecia na barba.  O estilo barbudo voltou com tudo nos últimos anos, a moda já conquistou muitos homens e não para de ganhar adeptos .

Para os homens que se juntaram ao time dos barbudos, é preciso muita atenção nos diversos fatores que influenciam no resultado de uma barba bonita. A higiene e a saúde são extremamente importantes nesse processo, e quando falamos sobre a saúde, não é somente sobre a saúde do corpo físico, a saúde mental também é fundamental.

O estresse ao longo prazo, por exemplo, pode provocar muitas doenças e problemas para saúde, e um desses problemas é a alopecia na barba.

Muitas pessoas desconhecem esse problema e nunca nem ouviram falar sobre a alopecia na barba, por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre essa  doença, as causas, o tratamento e a prevenção. Vamos lá?

O que é Alopecia na barba?

A alopecia na barba é um tipo de doença conhecida por provocar a quebra e a perda dos fios de cabelo.

As pessoas portadoras de alopecia, podem sofrer com falhas tanto na cabeça, couro cabeludo, como na barba e em outras partes do corpo.

alopecia na barba

Quais são as causas?

A doença pode ter ligação com fatores genéticos, problemas imunológicos e também o estresse.

Para ter um diagnóstico certo sobre a alopecia e o que desencadeou o problema, é necessário uma consulta com um dermatologista que fará um mapeamento no paciente.

Apesar da alopécia acontecer em outras regiões do corpo, nosso foco é sobre alopecia na barba. O principal sintoma desse problema é a perda dos fios, mas em casos mais extremos, o homem pode apresentar coceira na barba e queimação.

O maior agravante da alopecia na barba é o estresse.   alopecia na barba

Alopecia na barba tem cura?

Felizmente, a resposta é: sim!  A alopecia na barba é uma doença curável, os folículos capilares não morrem, continuam vivos e estão em constante regeneração.

Com o tratamento certo e com o tempo, os fios são capazes de voltar a crescer.

Outro grande aliado nessa cura é o cuidado com a barba.

O barbudo que sofre de alopecia precisa ter bastante cuidado com a barba, com uma boa higienização e  hidratação regularmente dos fios.  A hidratação deixa os fios da barba mais saudáveis, que em decorrência aumentam a imunidade, o que evita a vulnerabilidade a várias outras doenças.

Tratamento

Um dos principais tipos de tratamento para a alopecia na barba é a aplicação dos derivados de cortisona, que é diretamente aplicado na área afetada.

Os resultados com o tratamento aparecem de quarto a seis semanas, dependendo da pessoa, o resultado pode aparecer em menos tempo.

Remédios para Alopecia na barba

Existem vários tipos de loção que podem ser usadas para o tratamento da alopecia na barba,  a principal delas é o minoxidil. O minoxidil atua restaurando os fios perdidos.

O componente presente no produto é, atualmente, um dos mais usados no mundo.

Para saber mais sobre esse remédio, não deixe de ler  esse post sobre Minoxidil!alopécia na barba

Para os homens que sofrem de alopecia na barba ligada a fatores emocionais, uma das formas de tratamento indicada pelos médicos é o uso de antidepressivos, algumas pessoas comprovaram resultados positivos com o tratamento.

Porém, a automedicação não dever ser feita em nenhuma hipótese, principalmente, porque antidepressivos são remédios fortes e o mal-uso pode acarretar em outros problemas.

Quando você notar algum sintoma da alopecia na barba, fique atento, não deixe de procurar um dermatologista que irá te auxiliar no tratamento adequado. É sempre bom fazer uma visita ao médico de vez em quando.

A queda da barba, também, pode ser sintoma de outras doenças.

Como evitar?

Como citamos no início desse artigo, são vários fatores que causam a alopecia na barba, por isso, não há uma certeza sobre o que desencadeia o problema, mas, é claro, existem alguns cuidados básicos que os homens devem tomar para evitar a doença.

Entre os cuidados estão: O uso de shampoo para barba, o shampoo ajuda a desobstruir e higieniza os poros, em consequência, os pelos crescem mais saudáveis.  

O cuidado com a pele também é de extrema importância, uma pele limpa evita que os fios ressequem e ajuda no crescimento.

Usar óleos específicos para barba também auxiliam na hidratação da mesma e a deixa mais saudável.

Se você quer saber mais sobre cuidados com a barba, não deixe de ler esse post sobre óleo para barba!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

1 Comment

  1. A alopecia de barba pode tbm ser tratada com PRP plasma Rico em Plaquetas, pois o PRP é um regenerador celular, podendo agregar ao tto o Minoxidil e medicamentos antidepressivos. Quando a Alopecia tem como causa uma micose, então usa-se antifungicos ou antimicoticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *