Anabolismo: entenda como funciona esse processo químico que ocorre dentro do seu corpo

Uma das teorias mais importantes para entender o que ocorre no corpo e como ele fica forte é aprender a respeito do anabolismo e do catabolismo. Esses dois juntos, constroem o que se chama de massa muscular, energia, força, de regeneração de músculos e tudo mais que envolve a vida de um atleta.

Nos tópicos a seguir, você vai entender, de uma vez por todas, o que é o anabolismo e o porquê dele ser tão importante assim para que você ganhe músculos e fique forte. Confira!

O que é o anabolismo?

anabolismo foto

Antes de entender esse processo, é preciso falar um pouco do metabolismo. O metabolismo é uma reação do corpo que produz energia. Para que essa energia ocorra, ele pratica dois processos antagônicos: o catabolismo e o anabolismo.

O anabolismo é a parte final do processo de metabolismo, ou seja, de liberação de energia para que o corpo e todos os órgãos funcionem. Porém, é um sistema complexo e que precisa ser bem entendido.

Ao ingerir um alimento o seu corpo recebe, ele é quebrado em diversas partículas menores para ser digerido. Uma parte vai embora e a oura é absorvida e volta a se transformar em uma partícula maior. Essa volta da transformação de uma partícula pequena em uma maior e mais complexa é o chamado anabolismo.

Por isso, o anabolismo é ligado ao ganho de massa muscular, porque ele transforma pequenas partículas, como os aminoácidos, em músculos. Além de gerar energia e regenerar os tecidos musculares.

Para que serve?

O anabolismo é muito importante na parte final do metabolismo. É ele que vai dar o último toque para a liberação de energia, recuperação e aumento de músculos. Além disso ele melhora o trabalho de todos os órgãos do corpo humano, entre outros serviços essenciais para que você se mantenha vivo.

A anabolização é uma característica comum do corpo humano. É uma reação química que ocorre com todos e da maneira correta. Quando você toma hormônios anabólicos, você vai aumentar essa capacidade de anabolizar os nutrientes e isso pode causar um forte desiquilíbrio no seu corpo e, consequentemente, trazer efeitos colaterais graves, como até mesmo a morte.

Anabolismo: Hormônios

Resultado de imagem para hormonios

Para que o anabolismo ocorra, o corpo humano utiliza alguns hormônios. O mais comum deles é o chamado hormônio do crescimento, ou o GH, que tem como objetivo dentro do organismo exatamente o efeito anabólico natural.

Mas ele não é o único. A própria testosterona e o estrogênio são hormônios que ajudam no processo anabólico natural do corpo humano. Tanto é que os esteroides anabolizantes, normalmente, são feitos a partir de testosterona artificial, feita em laboratório.

Benefícios

A anabolização é responsável por você estar vivo. É ele que dá a energia para todos os órgãos do corpo humano funcionarem. Além disso, tem um poder impressionante de transformar pequenas partículas em músculos, o que gera a força, a massa magra, os músculos.

Anabolismo x Catabolismo

Como já foi dito, ambos fazem parte do processo de metabolismo e são muito importantes para o corpo humano. Apesar de serem contraditórios, sem a quebra feita no catabolismo não é possível que o corpo digira os alimentos para depois ser feito o anabolismo.

Logo, ambos são muito importantes. O catabolismo é essencial na quebra de partículas complexas em menores. Já o anabolismo é o que pega o que o corpo reteve e transforma, novamente, em partículas complexas.

Anabolismo é importante para o esporte?

anabolismoO anabolismo é essencial, porque ele está intimamente ligado à produção de energia do corpo humano. Sem ele, não tem energia e, sem energia, não tem prática de esporte ou de qualquer tipo de exercício físico.

É bom lembrar que tudo isso que está sendo dito neste texto é sobre o anabolismo natural. Isto é, aquele feito pelo próprio corpo e não o adquirido artificialmente por meio de esteroides anabolizantes. O seu organismo tem a capacidade anabólica ideal para você. Por isso o ato de tomar anabolizantes pode desregular por completo essa harmonia presente no organismo humano.

Existem alimentos e até suplementos que ajudam no efeito anabólico, sem a necessidade de tomar hormônios artificiais que vão destruir a sua saúde. Pense nisso!

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o processo de anabolismo, deixe o seu comentário aqui embaixo!

0 Compart.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *