Cabelo branco precoce: Descubra as causas e soluções!

Você sabia que o aparecimento de cabelo branco precocemente pode estar relacionado a diversos fatores como hereditariedade, estresse e até problemas de saúde? Nesse texto vamos tratar diversos pontos a respeito do cabelo branco  precoce que vão ajudar você a elucidar suas dúvidas sobre o assunto.

É sabido que naturalmente conforme envelhecemos o aparecimento dos fios brancos é inevitável, isso ocorre porque as células que tem a função de produzir a melanina no corpo vão parando de funcionar gradualmente e assim não exercendo suas funções com eficiência.

São os melanócitos, células que dentre outras funções fornecem o pigmento que dá cor aos cabelos, porém existem casos em que essas células começam a diminuir no organismo antes mesmo dos 30 anos de idade e são diversos os fatores responsáveis por isso. Quer saber mais? Então Confira!

Fatores que contribuem para o aparecimento dos fios brancos antes dos 30

Os fatores são variados para o aparecimento de cabelo branco precoce , inclusive a sua etnia pode fazer a diferença entre ter ou não cabelos brancos, é provado que caucasianos tendem a ter o cabelo esbranquiçado mais cedo enquanto as pessoas de origem indígena chegam a velhice sem apresentar tais sintomas.

Além da etnia, segundo pesquisas os fatores que mais influenciam são, estresse, deficiência de vitamina, tabagismo e por fim hereditariedade.

A hereditariedade é apontada como fator principal para os cabelos brancos precoce, se os seus pais começaram a ter os cabelos brancos precocemente isso significa que os genes deles pararam de produzir a melanina muito cedo e por programação essa informação genética é passada hereditariamente a você, o que vai ocasionar o aparecimento dos brancos.cabelo branco precoce

Já o estresse, segundo pesquisas é o segundo maior fator para os cabelos brancos na juventude. Os melanócitos, aquelas células responsáveis pela produção de melanina  citadas no início do texto sofrem grande influência do sistema nervoso.

Uma pessoa em constante estado de estresse vai por conseqüência prejudicar a produção e manutenção dos melanócitos no organismo ocasionando os cabelos brancos.

É sabido que o tabagismo não faz bem ao organismo como um todo e um dos malefícios observados em pesquisas que ainda estão em processo de validação cientifica é o fato de que as pessoas fumantes apresentam com mais freqüência o embranquecimento dos cabelos precocemente.

Além de todos esses fatores ainda temos a deficiência de vitamina no organismo, a vitamina B12. A vitamina b12 é responsável pela produção de glóbulos vermelhos no organismo, no entanto existe um tipo de anemia, a anemia perniciosa que diminui a absorção dessa vitamina, causando a deficiência da mesma e o embranquecimento dos cabelos.

Existe remédio?

Não há evidências científicas de as medicações disponíveis no mercado tenham a capacidade de evitar ou reverter o aparecimento dos cabelos brancos, existem remédios, inclusive caseiros que prometem atrasar o aparecimento dos cabelos brancos o que também não é provado.

Dentre as recomendações estão hábitos de vida saudáveis na alimentação, as vezes com suplementação vitamínica como é o caso da vitamina b12 que comprovadamente tem influencia na produção dos melanócitos  e prática de atividades físicas que vão ajudar o corpo trabalhar de uma forma mais eficiente e ajudar a diminuir o estresse.

Qual a solução para cabelo branco precoce?

Caso você tenha cabelos brancos precocemente e isso está lhe incomodando esteticamente, a saída mais rápida e eficaz é tingir os fios brancos.

Existem hoje no mercado diversos produtos que solucionam esse problema, são tinturas, xampus, cremes, pós colorantes que solucionam de forma rápida essa situação.

O mais indicado é procurar um produto que se adéqüe bem ao seu tipo de cabelo e uma cor que deixe a coloração dele o mais natural possível. Lembre-se, que os cabelos brancos são fios mais ressecados  e por natureza exigem um cuidado mais intenso para que eles permaneçam bonitos.

Uma ultima saída é você assumir seus cabelos brancos, saiba que eles podem ser muito charmosos e estilosos.  Adotar um corte moderno e tratar os cabelos brancos podem dar a ele um aspecto saudável, fugindo da máxima de que cabelos brancos é sinônimo de velhice.

Existem produtos no mercado direcionados aos cabelos brancos, eles evitam o efeito amarelado no cabelo e dão um aspecto hidratado ao mesmo.

Cabelos brancos são cada vez mais sinônimo de atitude, personalidade forte e estilo, além de ser mais natural e fácil de tratar.

E ai gostou das informações sobre o problema de cabelo branco precoce? Qual a sua opinião sobre o assunto? Deixa um comentário!

 

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *