Câncer de próstata: Quais os sintomas? Como diagnosticar? Saiba aqui!

cancer de prostata

O câncer de próstata é uma grave doença que precisa ser tratada com seriedade pelos homens de todo o mundo que ainda o levam na brincadeira. Só no Brasil, em 2017, foram mais de 60 milhões de casos de câncer de próstata.

Em um ano, ele chega a matar cerca de 17 mil pessoas. Um número muito alto, já que o câncer de próstata é uma doença lenta, silenciosa e que só é descoberta através dos exames específicos.

Neste texto, você vai entender tudo sobre essa grave enfermidade que ataca milhões de brasileiros anualmente. Veja!

Quais os primeiros sintomas?

Por ser uma doença silenciosa, não é perceptível nenhum sintoma no início do câncer de próstata. O ideal é que o homem faça, a partir dos 40 anos, os exames específicos para saber se tem ou não a doença.

O primeiro deles é o PSA, um exame de sangue que vê a quantidade dessa proteína presente no organismo do homem. Se ela estiver acima do normal, pode ser um mal sinal. O segundo e mais importante de todos é o toque retal, ainda alvo de muito preconceito. Só ele pode detectar a presença de um tumor na próstata.

Após isso, é feita a biópsia para confirmar o câncer de próstata. Com o passar dos anos e o avanço da doença, alguns sintomas ficam mais aparentes, como a incontinência urinária, por exemplo. Além disso, o paciente pode sentir dor ao ejacular, ter impotência sexual e ter sangue no sêmen.

Porém, não espere que isso aconteça. Assim que fizer 40 anos, comece os exames todos os anos com o seu médico urologista. Se já tiver caso de câncer de próstata na família, é mais importante ainda a realização dos exames cada vez mais cedo.

O que pode causar o câncer de próstata?

O câncer de próstata tem fator genético e hereditário, ou seja, passa de pai para filho. Com isso, se o seu pai ou avô teve o tumor, comece a fazer os exames anualmente antes dos 40 anos. Essa é a única forma de evitar o avanço da doença e a morte.

Não é conhecida a causa ou as causas do câncer de próstata, o que a ciência tem são fatores de risco e o principal deles é uma mutação do DNA da próstata. Ela ocorre por fator hereditário, mas também de forma adquirida.

A mutação no DNA da próstata pode ocorrer por uma modificação hormonal no corpo do homem. Isso pode ocorrer por diversos fatores, como o uso de anabolizantes, dietas que interferem na regulação hormonal do organismo masculino e a ingestão de alimentos com agrotóxicos. Além disso, a exposição a outros elementos cancerígenos e à radiação também pode ser um problema.

Por serem causas muito específicas, difíceis de serem descobertas, o ideal é fazer os exames anualmente para evitar o avanço da doença.

Prevenção

Não tem como prevenir o câncer de próstata, mas é possível descobrir a existência dele logo no começo e assim acabar de vez com o tumor, antes que ele chegue a uma situação mais avançada.

Caso o exame do PSA dê um valor alterado e não seja constatado o câncer de próstata por meio do toque retal, a realização dos exames vai ter um período mais rápido. No lugar de uma vez por ano, o paciente vai precisar voltar ao laboratório de 6 em 6 meses, ou de 3 em 3 meses, a depender da situação.

Essa é a única forma de prevenir o avanço da doença e sua consequência mais drástica que é a morte. A vergonha, o medo, as piadas, nada pode ser um empecilho para que o homem faça os exames regularmente. O câncer de próstata mata muito e a maioria dessas mortes é pelo preconceito.

câncer de prostataCausa impotência?

Um dos sintomas do câncer de próstata é a impotência sexual. Porém, não espere chegar nesse ponto para fazer os exames regulares.

Como é o tratamento para câncer de próstata?

Se descoberto no início, o tratamento é feito a partir de uma cirurgia que retira o tumor e depois sessões de radioterapia para finalizar. Caso ele já esteja avançado, a cirurgia não é indicada, já que pode ser muito perigosa. São feitas sessões de radioterapia e também de injeções hormonais para regular o nível de testosterona no organismo do homem.

Tem cura?

Se descoberto no início, com a possibilidade de ser feita a cirurgia, o câncer de próstata tem cura. Em estágios avançados, o máximo que se consegue fazer é mantê-lo estável, mas não é uma garantia. Pode ser que ele continue crescendo, transforme-se em uma metástase e cause a morte do paciente.

Este texto é muito importante para tirar todo e qualquer preconceito que exista na cabeça dos homens a respeito do câncer de próstata e da importância dos exames de PSA e toque retal. Compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos tenham consciência da necessidade de fazer os exames regularmente.

Compart. 0
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *