Candidíase no homem: O que é? Como pega? Como tratar? Informe-se!

Candidíase no homem

A candidíase é uma doença causada por fungos e que pode ser desenvolvida tanto em homens quanto em mulheres, porém devido a características específicas da vagina, nas mulheres costumar ocorrer com maior freqüência. A candidíase no homem atinge a cabeça do pênis e pode ser tornar um sério problema se não tratada.

Confira nesse artigo um pouco mais a respeito dessa infecção e quais as melhores maneiras de evitar e tratar esse problema de maneira correta.

O que é a candidíase no homem?

Comumente a candidíase no homem é causada pelo fungo Candida Albicans, que se manifesta com maior intensidade naqueles que estão com o sistema imunológico enfraquecido. Em uma pessoa com o sistema imunológico forte, o fungo não consegue se desenvolver e causar danos ao organismo.

Apesar de ser bastante desconfortável, esse tipo de infecção é até comum nos homens e costuma provocar diversos sintomas bem característicos. Se você está desconfiado que esteja infectado pelo fungo da candidíase, confira os principais sintomas abaixo:

  • Vermelhidão e inchaço excessivo na cabeça do pênis.
  • Irritação da pele com coceira que não cessa, ficando mais intensa no período noturno.
  • Aparecimento de uma espécie de massa branca, esmegma, com mau cheiro por debaixo do prepúcio.
  • Dores ardidas ao urinar.
  • Dificuldade de puxar o prepúcio e expor a cabeça do pênis.
  • Dores durante o sexo.

Homens que sofrem de diabetes podem ter problemas ainda mais severos com a candidíase. Nesse tipo de paciente os sintomas provocados pelo fungo costumam vir com muito mais intensidade.

Como o homem pega candidíase?

A candidíase, como citado anteriormente, é causada pelo fungo Candida Albicans, e esse organismo geralmente já está presente dentro do corpo da maioria das pessoas, o que evita que ele se desenvolva é um sistema imunológico forte. Contudo caso o organismo não controle a sua proliferação, ele pode se desenvolver e acarretar em uma infecção.

Alguns fatores podem facilitar o desenvolvimento desse fungo no organismo, são eles:

  • Uso de antibióticos que podem causar o desequilíbrio da flora intestinal e permitir o seu crescimento.
  • Tomar medicamentos que comprovadamente afetam o sistema imunológico, como aqueles usados em quimioterapias e corticoides, por exemplo.
  • Possuir o sistema imunológico debilitado por algum tipo de doença, por exemplo, HIV e diabetes dos tipos 1 e 2.
  • Falta de hábitos saudáveis de higiene.: 
  • Produtos de limpeza pessoal que possam causar danos a pele do pênis, abrindo espaço para infecções.

Candidíase no homem

Pomada

As pomadas para tratar a candidíase no homem atuam na pele matando os fungos que causaram a infecção. Essas pomadas possuem na sua composição substâncias como o miconazol, cetaconazol dentre outros.

Com o uso continuo da pomada e tomando cuidados redobrados quanto a higiene do local, mantendo ele sempre limpo e seco, os sintomas tendem a diminuir na maioria dos casos, e com o passar do tratamento, acabam por desaparecer.

Um exemplo de pomada para tratar a candidíase no homem é a de clotrimazol a 1%, comercializada com o nome de Canesten.  Você deve fazer o uso dela por aproximadamente 14 dias, duas vezes ao dia, removendo por completo a pomada antes de uma nova aplicação.

Apesar de termos dado uma dica de pomada para tratar essa infecção, o mais recomendável é que você procure um médico especialista. Só ele poderá indicar a medicação mais acertada ao seu caso.

Tratamento caseiro para candidíase

Além do fármaco em forma de pomada, é possível tratar a candidíase no homem por meio de tratamentos caseiros. Um deles é passar na região afetada iogurte natural, deixando agir por aproximadamente 3 horas e lavando em seguida, diariamente.

Outro tratamento caseiro para candidíase, que surte bastante efeito, é o de lavar a cabeça do pênis com chá de cascas de barbatimão. O barbatimão é uma árvore de origem brasileira e não é difícil de encontrar as suas cascas sendo vendidas em lojas de ervas medicinais.

Para preparar o chá você precisará ferver 1 xícara de cascas de barbatimão em 1 litro de água, deixando ebulir por aproximadamente 15 minutos. Feito isso desligue o fogo e adicione à preparação o suco de 1 limão inteiro.

Você deverá lavar a região genital por pelo menos três vezes ao dia com essa solução, durante uma semana. Lembre-se, o chá deve ser preparado diariamente, não sendo recomendável utilizar o chá preparado no dia anterior.

1 Compart.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *