Catabolismo: entenda como funciona esse processo químico natural do corpo humano

CATABOLISMO 4

O catabolismo é uma das reações químicas naturais do organismo humano mais importantes que existem. Sem ele ninguém mais estaria vivo, pois o corpo não aguentaria receber a quantidade de alimentos que adquire todos os dias.

Nos próximos tópicos você vai entender como funciona o catabolismo e o porquê dele ser tão importante assim para o organismo humano. Confira!

O que é o catabolismo?

Resultado de imagem para catabolismo processo

O catabolismo, assim como o anabolismo, faz parte do processo de metabolismo. Muito se fala sobre isso, mas poucas pessoas sabem de fato o que acontece com o corpo nesse tipo específico de reação.

O que a maioria das pessoas sabem é que o metabolismo é responsável por gerar energia ao corpo, mas que tipo de energia? Como ele faz isso? O que essa energia provoca no ser humano?

O processo é complexo, mas é possível de ser entendido. Você come alguma coisa, o seu corpo quebra esse alimento em diversas partículas menores e bem mais simples. Depois disso, ele elimina boa parte dessas partículas e outras são integradas ao seu corpo como nutriente que vai gerar a energia, aumentar seus músculos, te dar força, entre outras várias qualidades.

O ato de quebrar um alimento complexo em diversas partículas pequenas e simples é o que se chama de catabolismo. Ele é essencial para o processo de metabolismo. Sem catabolizar os alimentos, é impossível que o corpo humano consiga digerir e aproveitar os nutrientes desses produtos.

Imagine que tudo que você consuma diariamente não seja catabolizado, ou seja, eliminado. Não tem corpo humano que aguente essa quantidade de alimento. O organismo iria parar de funcionar completamente se não existe o catabolismo.

Por isso, o metabolismo é muito importante. Ele não só apenas transforma esses nutrientes que foram catabolizados em energia, em músculos, em funcionamento natural dos órgãos, como também elimina todos os elementos desnecessários e prejudiciais ao corpo humano.

Para que serve o catabolismo?

O catabolismo serve para você estar vivo, essa é a principal função dessa reação química provocada pelo organismo humano. Ele quebra um alimento complexo em diversas partículas pequenas e simples para serem digeridas, algumas eliminadas e outras aproveitadas para gerar energia e fazer o corpo humano funcionar.

Logo, o catabolismo está intimamente ligado ao fato do ser humano viver. Sem catabolizar os alimentos, nenhum órgão funciona, nem o coração, nem o fígado, nem os rins, nem o cérebro. Nada, absolutamente nada.

Além disso, ele é muito importante para o aumento de massa muscular, já que os nutrientes catabolizados serão anabolizados e transformados em músculos. Esse processo é essencial para entender como funciona o ganho de massa muscular e a hipertrofia.

Cuidados

Apesar de ser essencial para o corpo humano, alguns organismos e pessoas têm um alto índice de catabolismo e baixo de anabolismo. Essa desarmonia faz com que muitos tenham dificuldade em ganhar massa muscular e ter um corpo forte, como sempre quis.

Para mudar essa realidade, é possível tomar algumas medidas. Uma técnica chamada bulking pode ser usada nesses casos. Você vai investir em uma dieta muito rica em hipercalóricos, como gorduras e carboidratos, além de bastante proteína.

Isso tudo junto com treinamentos de musculação cada vez mais intensos, com bastante peso, poucas repetições e tudo mais para você ganhar músculo. Para finalizar, o uso de suplementos alimentares que vão aumentar ainda mais a capacidade calórica do seu corpo.

Com isso, você vai ganhar mais calorias do que o seu corpo cataboliza, assim o ganho de massa muscular fica mais fácil e, por meio dessa técnica, você regula o processo de metabolismo no seu próprio organismo.

Anabolismo x Catabolismo

catabolismo x anabolismo

Ambos são muito importantes, na verdade, essenciais, para o processo de metabolismo e a existência da vida humana. O catabolismo vai transformar alimentos em partículas simples e pequenas. Já o anabolismo vai pegar a parte que foi absorvida e transformar novamente em partículas grandes e complexas.

É esse trabalho em conjunto e em ordem que faz o corpo humano funcionar, faz você ter massa muscular, força e hipertrofia. O catabolismo e o anabolismo são essenciais para que seu corpo funcione perfeitamente.

Se tiver ainda restado alguma dúvida sobre o processo de catabolismo, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *