Caxumba: Sintomas? Causa infertilidade? Descubra tudo aqui!

caxumba

Todo homem já ouviu falar ou já teve caxumba alguma vez na vida. Também, provavelmente, já escutou bastantes boatos a respeito do assunto, mas será que tudo que dizem da caxumba é realmente verdade?

Neste texto, você vai conhecer a caxumba verdadeira. Isso mesmo, vai aprender tudo sobre a doença, o que é verdade, o que é mentira, quais os cuidados que se deve tomar, os tratamentos e todas as informações que forem necessárias para tirar as suas dúvidas. Confira nos tópicos a seguir!

Sintomas de caxumba

O principal sintoma da caxumba é o inchaço do pescoço, próximo ao ouvido, mas não para por aí. A caxumba é uma inflamação causada por víruas e, por isso, tem todos os sintomas presentes nesse tipo de doença: febre, dor de cabeça, calafrio, mal-estar e outros.

Além disso, a caxumba gera dor de garganta, perda de apetite, dificuldade de comer alimentos, náusea, vômito e uma sensação de fraqueza da mandíbula.

A caxumba também pode afetar o sistema reprodutivo de homens e também de mulheres. Além de causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos, ela pode também inflamar os ovários das mulheres e causar a esterilidade delas.

A chance da caxumba atacar os testículos dos homens é alta, de 30%. Já no caso das mulheres, apenas 5% tem os ovários inflamados pela doença.

Perigos da caxumba no homem

O principal perigo da caxumba é de não ser tratada no início como deve ser. Assim que perceber o primeiro sintoma da doença, vá imediatamente ao médico e comece o tratamento com anti-inflamatórios e outros medicamentos ricos em metais como cobre, ouro, prata e o zinco. A demora na cura da doença pode agravar a situação e fazer com que ela inflame os testículos.

A inflamação nos testículos é intensamente dolorosa, por isso o melhor a se fazer é evitar que isso aconteça já começo do aparecimento da doença no seu corpo.

Essa inflamação ocorre, na maioria das vezes, em adolescentes no período da puberdade. Muito difícil que os testículos sejam afetados em crianças e adultos. Por isso, fique atento aos sintomas, principalmente, se estiver com 12 ou 13 anos.

Pode causar infertilidade?

A caxumba pode causar infertilidade tanto no homem, quanto na mulher, caso ela atinja o nível de inflamação nos testículos e nos ovários. Além da dor extrema, o homem pode ter outros sintomas que indicam que a caxumba foi para os testículos: ejaculação e urina com sangue, excesso de suor na bolsa escrotal, sensação de que os testículos estão quentes são os principais.

É recomendável que ao contrair a caxumba o homem fique isolado de outras pessoas, porque ela é altamente contagiosa e em extremo repouso. Além do tratamento com minerais e medicamentos, o repouso é um dos principais aliados para a cura da doença.

Como deve ser o tratamento?

O tratamento da caxumba é feito com base em um estilo de vida diferenciado. Além dos medicamentos anti-inflamatórios e dos complexos feitos com metais nobres que auxiliam na eliminação do vírus, é preciso que o paciente siga uma vida de repouso e quarentena. Ou seja, distante de pessoas que ainda não contraíram o vírus.

Além disso, o médico também vai recomendar o uso de bolsas de água quente ou fria para melhorar as dores das regiões que estiverem inchadas, também vai fazer uma dieta específica com alimentos macios e líquidos e, no caso da inflamação nos testículos, o uso de um suspensório escrotal para aliviar as dores.

Tem cura?

A caxumba é uma doença viral curável, independente do nível que ela estiver. O tratamento auxilia bastante na cura dos sintomas e também na aceleração da eliminação do vírus no corpo do paciente. Por isso, procure o clínico geral imediatamente após o primeiro sintoma para se livrar rápido da doença.

Caxumba tem vacina?

A vacina da caxumba é a tríplice viral que também serve para prevenir o sarampo e a rubéola. Ela tem uma eficácia de 96% e dura por 20 anos, ou seja, se você tomou ela quando ainda era bebê, após os seus 20 anos de idade a vacina não tem mais eficácia. Antes disso, você tem 4% de chances de pegá-la de alguma outra pessoa.

A forma mais certeira de ficar imune à caxumba é adquirindo a própria doença. Quando a pessoa tem caxumba é praticamente impossível que ela volte a ter no decorrer da vida. Nesses casos, o ideal seria pegar a virose quando criança para evitar que ela atinja os testículos e ovários.

O melhor mesmo é não ter a doença nunca, por isso tomar a vacina tríplice viral é essencial para toda e qualquer pessoa.

Caso tenha restado alguma dúvida sobre a caxumba, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *