Crossfit: Saiba mais sobre esse exercício que virou “febre” no Brasil!

Criado em 1980 pelo ex-aleta e treinador de ginastica olímpica, Greg Glassman e popularizado no ano 2000, o Crossfit é uma modalidade de exercícios que combinam diversas características que aumentam a efetividade na execução do exercício, aumentando assim o gasto calórico e ganho de massa muscular. Basicamente o Crossfit se baseia em na seguinte filosofia,  movimentos funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados.

Quer saber mais sobre essa prática de exercícios que tem se popularizado no Brasil? Então confira esse post!

O que é o Crossfit?

Seguindo esse padrão o Crossfit garante aos seus praticantes exercícios e movimentos que vão se adequar aos que você pratica nas suas atividades cotidianas, ajudando no seu dia a dia em atividades como carrear pesos, varrer a casa e ir ao trabalho.

Ainda dentro da mesma metodologia, acredita se que o maior inimigo da prática de exercícios seja a rotina, exercícios repetitivos que perdem a graça com pouco tempo, o crossfit vai contrário a isso.

São exercícios de alta intensidade, no decorrer dos treinamentos o instrutor vai aumentando a carga de exercícios a fim de garantir uma maior efetividade e que você esteja preparado para as diversas situações da vida cotidiana.

crossfit

crossfit

Como ele é feito?

Dentre os diversos aspectos que abrangem o programa, o crossfit se baseia totalmente em dados e anotações.

É preciso manter um registro preciso das atividades executadas assim como a evolução da pessoa que está sendo treinada, essas informações vão fornecer ao treinador subsídios para adequar semanalmente os treinos a fim de atingir resultados satisfatórios, além de ser um fator de motivação na percepção numérica dos ganhos obtidos por parte de quem está sendo treinado.

Mas não precisa se assustar com essa alta carga de exercícios, claro que seu treinamento vai ser baseado no seu atual condicionamento físico e o instrutor vai lhe orientar para que você supere seus limites se tornando uma pessoa melhor condicionada de forma gradual.

Geralmente os exercícios se baseiam nas seguintes modalidades, levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico.

Com o objetivo de  melhorar as capacidades físicas naturais das pessoas, os exercícios ajudam a melhorar a saúde do coração o tornando mais forte e resistente, melhora a flexibilidade do corpo, força, equilíbrio, velocidade e resistência, sendo considerado hoje um dos exercícios  mais completo.

crossfit

crossfit

O Crossfit queima calorias?

O gasto de calorias obtidas com a pratica do Crossfit é outro atrativo para seus praticantes.

A realização de 20 minutos dessa modalidade garante a perda média de 270 calorias, contra 150 da corrida por exemplo, sendo um ótimo exercício para aqueles que desejam perder peso e ganhar massa muscular.

Crossfit no mundo

Hoje o Crossfit é uma pratica de exercício adota na maior parte do mundo, com predominância na Europa e Estados Unidos por razões de um maior avanço na tecnologia de exercícios, inclusive este exercício já está incluso no treinamento de diversas profissões, como policiais militares e bombeiros.

Os exercícios geralmente têm duração de 1h e são divididos em aquecimento mais treino do dia, respeitando os períodos de descanso recomendados pelo preparador físico conforme a capacidade física de cada um.

O esporte se tornou tão popular que existem campeonatos mundiais  de Crossfit, sendo o mais importante o Crossfit Games que é realizado nos Estados Unido. Esse campeonato tem o objetivo de eleger a pessoa mais bem condicionada do mundo.

Podendo ser disputado individualmente ou em equipe o participante é submetido a diversas modalidades de exercícios como levantamento de peso, natação, corrida, ginástica dentre outros.

crossfit

Participam do concurso atletas do mundo inteiro que são selecionados através de competições menores nos seus respectivos países. O prêmio para o primeiro colocado nessa competição gira em torno de 1 milhão de reais.

Uma ótima motivação para começar a treinar, não é?

Há algum risco em praticar?

Toda prática de exercícios tem risco de lesão, porém se realizado de forma responsável por um profissional habilitado, sua pratica é recomendada a todos a partir dos 16 anos de idade.

Além disso adotar uma alimentação saudável e respeitar os dias de descanso se mostram cruciais para a boa prática do esporte.

Nunca é cedo ou tarde demais para começar a adotar praticas de vida mais saudáveis e o Crossfit se mostra uma ótima opção.

Animado a começar a praticar o Crossfit? Hoje o esporte já está se popularizando por todo o país e encontrar academias especializadas não é difícil, o importante é buscar informações a respeito de quem vai lhe treinar a fim de garantir que você estará sendo orientado por um profissional confiável.

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *