Depressão masculina: Saiba como identificá-la!

Você sabe o que é depressão masculina? A depressão é um mal que vem atingindo cada vez mais pessoas na sociedade e um dado importante mostra que esse mal atinge na sua maioria os homens. Só no Brasil hoje estima- se que haja 10 milhões de homens que sofrem com a depressão.

Inclusive a depressão é considerada o 4º maior motivo de incapacitação segundo a OMS (organização mundial de saúde), tornando se o mal do século. A principal característica dessa doença é a perda de prazer e alegria frente a vida.

Tem curiosidade sobre como o que é? Como identificar? e todas suas características? Então não deixe de ler esse post!

O que é a Depressão masculina?

Quem sofre de depressão, principalmente quando do sexo masculino, por vezes se sentem envergonhados em expor o problema, a pessoa acredita que ao se expor na busca de ajuda as pessoas o verão como uma pessoa fraca, incapaz de realizar suas tarefas e como uma pessoa não confiável, o que não é um pensamento correto,  isso é apenas fruto de preconceito e falta de informação.

Quem sofre desse mal precisa entender a doença e aceita la para aí sim procurar ajuda para sanar o problema.

Se detectada no inicio, a depressão pode ser tratada e curada sem que aja quase nenhum transtorno na vida rotineira da pessoa.

A depressão masculina pode durar semanas ou até mesmo anos, após a primeira crise a chance de uma recaída é maior, por isso que para quem já sofreu com a depressão  a atenção tem que ser redobrada, para que em uma recaída ela não se torne muito forte.depressão masculina

Como identificar?

Primeiramente é preciso identificar a doença. Quando acometida em homens, por questões culturais e sociais os sinais podem ser contrários aos que se imagina de uma pessoa depressiva.

Por orgulho, homens tendem a mascarar a doença, demonstrando sua tristeza através de comportamentos como, agressividade, atitudes brutas e nervosismo, o que pode dificultar o diagnóstico.

Lembrando que não há uma idade exata que para que a pessoa apresente comportamentos depressivos, podendo ter incidência em todas as faixas etárias, comtudo percebeu-se através de estudos que a crise de meia idade masculina é um fator que pode desencadear um quadro depressivo.

Características de uma pessoa depressiva

Cansaço constante

Pessoas que sofrem de depressão apresentam uma fadiga constante pois passam por processos físicos e emocionais muito desgastantes e essa é uma característica que atinge principalmente os homens, pesquisas mostram que mulheres demonstram menos esse sintoma, como conseqüência a pessoa passa a maior parte do tempo dormindo.

Nervosismo

A pessoa se torna irritadiça e acontecimentos do cotidiano que antes não incomodavam passam a ser motivo de brigas e discussões, levando a pessoa a se tornar um ser raivoso e hostil.

Ansiedade

Estudos demonstram uma forte ligação entre transtornos de ansiedade e depressão. Na verdade homens tem maior facilidade de experimentar momentos de ansiedade quando estão se tornando depressivos.

Disfunção sexual

Os homens tem a tendência de perder o desejo sexual quando depressivos, assim como a perda da função erétil.

Pensamentos suicidas

Em um grau mais avançado a depressão pode levar a pessoa a ter pensamentos suicidas, isso ocorre porque a pessoa não consegue ver as coisas de forma positiva, vendo o lado negativo de tudo e não encontrando solução para os problemas vê como solução a interrompimento da própria vida.

Estatísticas mostram que os casos de suicídio entre homens depressivos é 4 vezes maior quando comparados com as mulheres.

O que os homens que sofrem de depressão precisam entender é que o tratamento dessa doença não é um caminho fácil, não será apenas tomando remédios e frequentando algumas sessões de terapia que irão solucionar o problema.

A questão é muito mais profunda e precisa da atenção permanente por quem sofre com ela.depressão masculina

Como tratar a Depressão masculina?

O tratamento geralmente e realizado com a ajuda médica de um psiquiatra em conjunto com psicólogos.

Hoje existem diversos medicamentos que ajudam no tratamento da doença, e um médico é a pessoa recomendada a receitar o que melhor se adeque as necessidades de cada indivíduo.Ao se identificar os sintomas a procura de ajuda médica é imprescindível.

Além do tratamento médico, a adoção de hábitos de vida saudáveis é um grande aliado no tratamento da depressão, com uma alimentação equilibrada e pratica de atividades físicas.

A busca por atividades que proporcionem prazer de forma saudável é um aliado contra a doença, procurando sempre tempo para as coisas que lhe fazem feliz.

E ai qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário!

 

 

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *