Espermograma: descubra o que ele é e quando o homem deve fazer esse teste

exame espermograma

O espermograma é um teste importante para todo e qualquer homem, principalmente aquele que tem o sonho de ser pai um dia, ou tem problemas relacionados à ereção e também à ejaculação precoce.

Nos tópicos a seguir, você vai entender o que é o espermograma, para que ele serve, como funciona, o preço, entre outras informações importantes para quem deseja saber tudo sobre esse assunto. Confira!

O que é o espermograma?

O espermograma é o exame que detecta se os espermatozoides do homem estão saudáveis, ou seja, se eles estão férteis e podem fecundar um óvulo que dará origem a um feto.

Esse exame é muito feito por homens que tentam ter filhos, mas não conseguem e acreditam que a culpa seja da falta de saúde dos próprios espermatozoides.

O espermograma também é realizado em outras situações, como em doadores de sêmen e homens que têm problemas de ereção e também de ejaculação precoce.

Como fazer?

O exame é bem simples de ser feito e ele precisa ser indicado e receitado por um médico urologista. Basta ir até o laboratório e entregar uma amostra do seu esperma para que ela seja examinado. Depois de analisado pelos profissionais, vai ser detectado se os espermatozoides estão normais ou sofrem com algum tipo de alteração não-saudável.

O recolhimento do esperma é feito, normalmente, dentro do próprio laboratório. O homem se masturba em uma sala reservada e ejacula dentro do tubo que será examinado. Após isso, ele entrega o tubo com o esperma para os profissionais e eles fazem a análise do espermatozoide.

analisar exame

Normal

Quando o exame detecta que o espermatozoide está normal e saudável, isso quer dizer que o homem é fértil suficiente para poder engravidar uma mulher. Ou seja, o problema não está nele, mas pode ser uma infinidade de outras possibilidades.

Com o espermatozoide também saudável fica mais fácil de tratar e curar homens com problemas de impotência sexual e de ejaculação precoce, já que esses infortúnios não são causados pela falta de saúde nos espermatozoides.

Espermograma alterado

Já se o exame apresenta resultados alterados, ele pode indicar algum tipo de deficiência no espermatozoide, ou, então, a total infertilidade daquele homem. Existem níveis de alteração e isso o seu próprio médico vai te explicar melhor.

Não adianta passar um número e dizer que esse é um valor sinônimo de infertilidade para o homem. São vários fatores analisados em conjunto. Em algumas situações, a situação é plenamente reversível.

Preços do Espermograma

O preço do espermograma varia de laboratório e também de acordo com a cidade que você vai realizar o exame. Normalmente, o valor fica entre 70 e 200 reais, mas pode ser menor ou maior do que isso.

Existem alguns exames de farmácia, porém eles não são 100% eficazes. Para saber se o seu espermatozoide está realmente saudável, a única forma certa é ir até o laboratório e fazer o exame correto.

Motilidade

A motilidade é uma parte do exame que detecta a mobilidade o espermatozoide. Se ele se movimenta normalmente, ou se as caudas não se mexem, entre outras importantes informações.

Essa análise precisa ser feita, porque apenas espermatozoides que se movimentam normalmente é que podem fecundar um óvulo e gerar vidas.

Morfologia no espermograma

A morfologia é a análise da forma do espermatozoide. Se ele está normal ou com alguma deficiência. Também é importante para detectar se ele está saudável ou não.

Exame

O exame precisa ser pedido pelo médico urologista e feito em algum laboratório especializado nesse tipo de teste.

Espermograma caseiro

Como já foi dito, existe o exame de farmácia, mas ele não vale para comprovar que você está ou não com problemas de fertilidade. Apenas o exame de laboratório é que pode trazer resultados reais e certeiros.

exame de espermograma

É caro?

O valor do exame no laboratório custa entre 70 e 200 reais. Já o de farmácia, que não traz resultados certeiros, custa cerca de 90 reais.

O espermograma faz pelo SUS?

O SUS faz qualquer exame pedido por um médico que atenda por ele. Logo, se o seu urologista for de um posto de saúde público e ele pedir o espermograma, o SUS oferece o exame de graça.

É confiável?

O exame feito em laboratório é plenamente confiável. Os profissionais vão analisar a totalidade do espermatozoide para saber se ele é saudável ou não.

O espermograma de farmácia funciona?

Não é certeza que o exame de farmácia funcione e dê os resultados reais do espermograma. O melhor é fazer o exame no laboratório.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o espermograma, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *