Exame de Próstata: O que é? Como é feito? Qual idade ideal para fazer?

exame de prostata

O exame de próstata ainda é um tabu no mundo masculino, seja por falta de informação ou por informações distorcidas a respeito do exame. Muitos homens sentem medo só de saber a possibilidade de realizar o exame de próstata. Isso, porque existe muito preconceito em relação a esse exame que é muito importante na prevenção do câncer de próstata.

Nesse post vamos conversar mais sobre esse assunto, você vai saber exatamente como esse exame é feito, qual a idade ideal para começar a fazê-lo, se doí e muitas outras informações. Não deixe de ler!

O que é Exame de próstata?

O exame de próstata é conhecido como o toque íntimo que é feito pelo médico ao realizar o exame para verificar a existência de algum tipo de doença ou infecção, como o câncer de próstata. Muitos homens se negam a realizá-lo, correndo grandes riscos de um diagnóstico tardio se houver alguma doença.

O que muitos homens não sabem, é que além do exame do toque retal, há também um outro exame conhecido como PSA que é feito junto com o do toque retal para realização do diagnóstico.

A seguir iremos esclarecer algumas dúvidas em relação a esses dois exames.  exame de próstata

 Exame de próstata pelo sangue

O exame de próstata conhecido como PSA- Antígeno Prostático Específico, é realizado para identificar alterações no sangue do paciente, com isso, diagnosticar mudanças na próstata como por exemplo, a prostatite, hipertrofia prostática benigna, retenção de urina aguda, câncer de próstata e outras alterações.

Entretanto, esse exame por si só não é suficiente para o diagnóstico do câncer de próstata, os valores de PSA encontrado no sangue não são suficientes para determinar se o homem está ou não com câncer de próstata.

Um estudo mostra que 4 em cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata apresentam valores normais de PSA no sangue.

A única maneira de diagnosticar com 100% de certeza se o indivíduo está com câncer de próstata ou não, é através do exame retal e biópsia da próstata.  exame de próstata

Exame de próstata de toque retal

A melhor forma de identificar o câncer de próstata no indivíduo é por meio do exame de próstata de toque retal, esse exame é feito por meio do toque direto na próstata.

A próstata é uma glândula alojada abaixo da bexiga ao lado do reto que é a parte final do intestino.

Muitos homens se recusam a fazer esse exame pois o mesmo necessita do toque íntimo do médico, esse exame serve para que o médico identifique algum tipo de alteração no tamanho da próstata conhecido como hiperplasia benigna, ou se há algum tipo de alteração desenvolvendo para um câncer.

O exame de próstata de toque retal é feito em conjunto com o PSA para o diagnóstico do câncer, quando o médico percebe alguma alteração no tamanho da próstata e alterações de PSA no sangue do indivíduo, ele então solicita uma biópsia da próstata para a confirmação do diagnóstico.

 Como é feito esse exame?

Com uma luva cirúrgica para proteger as mãos, o médico insere o dedo indicador no ânus do paciente,o objetivo dessa introdução é tocar a parte anterior do reto que é o local onde fica alojada a próstata.

Com o toque, o médico poderá identificar possíveis alterações no tamanho da próstata do paciente, nódulos nas glândulas e rigidez ou endurecimento.

Após esse procedimento se o médico detectar alguma dessas alterações, ele irá requisitar mais exames para diagnosticar um possível tumor.

O resultado do exame sai no mesmo dia e o paciente pode saber o diagnóstico na mesma consulta.  exame de prostata

Quais doenças ele pode identificar?

Como já citamos brevemente, o exame de próstata não detecta apena o câncer de próstata, ele serve para diagnosticar diversas doenças e alterações na próstata do indivíduo.

Além do câncer de próstata, as doenças mais comum relacionadas a esse órgão são as  prostatites e  a hiperplasia prostática benigna.

As prostatites são inflamações infecciosas na próstata e correspondem a cerca de 8% das consultas ao urologista, e a hiperplasia prostática benigna é o crescimento nodular de uma das regiões da próstata, muito comum em homens adultos a partir dos 40 anos.

 Com quantos anos o homem deve fazer o exame?

A partir dos 40 anos já é recomendado que os homens procurem um urologista para a realização dos primeiros exames.

A partir dos 50, a recomendação médica é que os homens devam realizar o exame de próstata pelo menos uma vez por ano, principalmente, se o homem tiver casos de câncer de próstata na família.

O câncer de próstata pode ser curado se for diagnosticado ainda no início, por isso, é fundamental um diagnóstico precoce para o tratamento.

O Exame de próstata doi?

O exame não dói e não deixa nenhum tipo de sequelas.  O procedimento é rápido e simples, o homem pode até mesmo realizar o exame em pé.

E ai gostou das informações? Quer acrescentar algo? Deixa nos comentários para ajudar outras pessoas que tenham dúvidas!

0 Compart.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *