Foliculite: O que é? É normal? Como evitar na barba? Como tratar?

foliculite

 

A foliculite é uma inflamação superficial do folículo piloso, e pode ser causada por vários fatores. Ela pode surgir em diversas regiões do corpo que tenha pelos. Veja como identificar a foliculite e como preveni-las!

O que é foliculite?

Foliculite é uma infecção ou inflamação do folículo piloso, isto é, da raiz dos pelos que se encontra no interior da pele. Elas são identificadas como pequenas bolinhas vermelhas que normalmente ficam inchadas e coçando. Existem dois tipos de foliculites, a superficial e a profunda.

A superficial é aquela que ocorre com mais frequência, afetando somente a parte de cima do folículo. Ela pode ser provocada por bactérias principalmente da espécie Staphylococcus.

A foliculite profunda é identificada pela dor. Ela acontece muito raramente, mas é um tipo de infecção que pode se tornar um furúnculo.

A proliferação dessa bactéria pode acontecer de forma espontânea ou ocasionada pela quantidade de suor e umidade, depilação com cera e depilação com lâmina. A foliculite é um problema que pode atingir qualquer pessoa, inclusive crianças. Essa inflamação pode aparecer em qualquer região do corpo que tenha pelos, sendo constante na região da barba e virilha.

Seu tratamento é realizado com antibióticos. A foliculite é uma inflamação muito parecida com a espinha, ou seja, podendo conter pus.

 

Foliculite e cabelo encravado é a mesma coisa?

De acordo com alguns especialistas, a foliculite e o cabelo encravado não é a mesma coisa. Como já vimos, a foliculite é uma infecção do folículo piloso e pode ser provocado por alguma bactéria.

No caso do cabelo ou pêlo encravado, é o encurvamento do cabelo ao elevar-se do folículo piloso, ou seja, ele não consegue atravessar a pele. Por causa desse processo, o organismo provoca uma ação inflamatória, produzindo pequenas bolas avermelhadas. Dessa forma, o cabelo encravado se torna pseudofoliculite.

As reações são muito parecidas com as de foliculites, no entanto, as causas podem ser genéticas ou uma lesão como por exemplo, a utilização de vestimenta apertada, depilação com lâmina ou cera.

barba

Como evitar foliculite na barba?

Para evitar o surgimento de foliculite na barba é preciso primeiramente lavar o rosto com água morna. Isso vai facilitar para que os pelos fiquem amolecidos uma vez que os poros estarão dilatados, facilitando o trabalho no momento de barbear. Utilize também sabonete facial, isso vai diminuir muito o aparecimento de bactérias.

Jamais faça a barba a seco ou somente com água, utilize gel ou espumas apropriadas para barbear. Veja outras dicas importantes para evitar foliculite na barba:

  • Troque as lâminas com mais frequência. E procure lavar bem o aparelho, pois a quantidade acumulada de pelos, reduz a ação do corte
  • Escolha cartuchos que contenham mais de duas lâminas e que venha com a fita que lubrifica, isso vai reduzir o atrito
  • Faça a barba somente uma vez na semana
  • Não passe a lâmina mais que duas vezes na mesma região
  • Use sempre creme com efeito hidratante depois de fazer a barba

 

O que fazer para não encravar?

Algumas coisas podem ser feitas para não encravar os pelos. A principal dica é que a direção da lâmina na hora de barbear deve ser sempre na direção do crescimento do pelo. Fazer na direção contrária ajuda a encravar os pelos.

Fazer esfoliação regularmente também é muito importante. A esfoliação é responsável por prevenir ou reduzir a ocorrência de pelos encravados, pois são eliminadas as camadas de células mortas que dificultam a saída de novos pelos.

Nunca cutuque os pelos encravados, pois isso pode agravar ainda mais o problema. Prefira fazer depilação com cera ao invés de lâmina, pois dessa maneira o pelo é arrancado pela raiz reduzindo as chances de encravar.

Sempre que der, use roupas mais folgadas para diminuir o abafamento na região. Procure usar vestimenta com tecido de algodão, ao contrário de tecidos sintéticos.

fazer barba foliculite

Como tratar os pelos encravados na barba?

Para tratar os pelos encravados na barba é preciso deixar que a barba cresça de forma natural sem utilizar a lâmina ou barbeador. Agora, se esse processo demorar muito será necessário fazer uma esfoliação de modo leve.

Se ainda assim os pelos encravados não apresentarem melhoras, será necessário se consultar com um dermatologista, para a realização de um procedimento para desencravar os pelos.

Já no caso de foliculite, o tratamento é feito com sabonete antisséptico. Nos casos mais graves, o especialista recomenda antibióticos.

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *