
A preocupação com a estética há muito tempo faz parte do cotidiano masculino e quando se trata da região peniana não é diferente. Em torno de 12% dos homens apresentam pequenas bolinhas brancas visíveis ao redor da glande (cabeça do pênis), elas são chamadas de glândulas de Tyson e podem causar bastante constrangimento.
Confundidas por vezes a algum tipo de DST, essas glândulas são formadas naturalmente e não apresenta risco a saúde. Confira abaixo as principais dúvidas a respeito dessas famigeradas bolinhas.
Contents
O que são Glândulas de Tyson?
Cientificamente conhecida como peroláceas penile papules e presente em todos os homens, as Glândulas de Tyson são caracterizadas por pequenas bolinhas brancas ao redor da glande, formando como uma coroa e sua função fisiológica é a de secretar substancias para proteger a cabeça do pênis e facilitar a penetração.
Seu nome, Tyson foi dado em homenagem ao cientista britânico Edward Tyson que descreveu pela primeira vez em 1694 as suas características estéticas, de formação e suas funções para a proteção do pênis.
Na maioria das vezes elas não são visíveis, nesses casos não causando nenhum desconforto estético, porém uma parcela dos homens apresentam essas glândulas bastante protuberantes e se sentem desconfortáveis e envergonhados com a sua aparência.
Contudo, quando a higiene não é realizada adequadamente a secreção dessa glândula, conhecida como esmegma pode se acumular na cabeça do pênis, principalmente quando a glande é coberta por pele como é o caso dos não circuncisados e isso pode ser bastante maléfico a saúde.
Preciso procurar um médico?
No caso especifico das glândulas de Tyson a procura de um médico não é necessariamente obrigatória, como dito anteriormente essa manifestação é natural do organismo e mantendo uma boa higiene da região peniana, não trará problemas a saúde.
Também, você deve ficar ciente que essa manifestação não é contagiosa como pensado por alguns, não sendo essa considerada como uma doença sexualmente transmissível. O seu maior problema, para alguns, é somente o estético mesmo.
Fique atento, alguns tipos de DST como o HPV podem ser confundidas como glândulas de Tyson e se você tem dúvidas, nesses casos procurar um médico urologista é a atitude mais recomendável para um diagnóstico preciso e posterior tratamento se necessário.
Glândulas de Tyson tem tratamento?
Para aqueles que se sentem incomodados com a aparência dessas glândulas existem tratamentos que ajudam a amenizar o seu tamanho e até mesmo remover-las por completo. Para saber aquele que melhor se adéque a seu caso procure um urologista.
Os tratamentos não possuem efeito colateral e o máximo que pode ocorrer é o ressecamento da glande nos primeiros dias após iniciado o procedimento, podendo ocorrer em casos isolados pequenas fissuras na superfície da mesma.
Como remover?
Como dito anteriormente, existem tratamentos para remover as glândulas de Tyson do pênis. Os procedimentos são diversos e abaixo você confere os principais deles:
- Cirurgia: Realizada em consultório, a remoção das glândulas através de uma pequena cirurgia é realizada com aplicação de anestesia local e uso de bisturi para remover-las uma a uma mecanicamente.
- Cauterização: Também realizado com aplicação de anestesia local, o procedimento de cauterização das glândulas é executado com a aplicação de pequenas descargas elétricas na superfície afetada, causando a queima das mesmas e o seu desaparecimento.
Nunca em nenhuma hipótese tente realizar a remoção caseira dessas pequenas bolinhas, apesar de elas terem a aparência que se assemelha a uma espinha, furar-las, espremer-las ou até mesmo cortar-las pode causar danos irreversíveis a glande.
Contudo fique atento, por ser uma incidência natural ao organismo humano e com função de proteger a glande a maioria dos urologistas não recomendam a remoção das glândulas de Tyson.
Existe alguma pomada que posso passar?
Ainda não existem pomadas ou loções que possuem a capacidade de remover essas pequenas bolinhas brancas, porém você encontra na internet receitas caseiras e milagrosas que prometem solucionar o problema, fique atento e não se deixe enganar.
Nenhum urologista reconhece esses tipos de tratamentos que em alguns casos podem levar a lesão do pênis. Por isso, se você possui essas glândulas protuberantes e realmente se sente incomodado com a sua aparência, procure um profissional especializado para remover-las.
Por fim, não se preocupe tanto com questões estéticas, o ponto mais importante é a saúde do seu pênis e como mostrado esse não é um problema que irá causar nenhum dano a ele. Caso sua parceira (o) se sinta incomodado mostre a ela esse texto para que não seja feito nenhum julgamento equivocado.
Ouvi dizer q nos Estados Unidos ja existe uma pomada pra tratar