Glândulas de Tyson: O que são? Tem tratamento? Confira as informações!

homem sentado na cama pensando

A preocupação com a estética há muito tempo faz parte do cotidiano masculino e quando se trata da região peniana não é diferente. Em torno de 12% dos homens apresentam pequenas bolinhas brancas visíveis ao redor da glande (cabeça do pênis), elas são chamadas de glândulas de Tyson e podem causar bastante constrangimento.

Confundidas por vezes a algum tipo de DST, essas glândulas são formadas naturalmente e não apresenta risco a saúde. Confira abaixo as principais dúvidas a respeito dessas famigeradas bolinhas.

O que são Glândulas de Tyson?

Cientificamente conhecida como peroláceas penile papules e presente em todos os homens, as  Glândulas de Tyson são caracterizadas por pequenas bolinhas brancas ao redor da glande, formando como uma coroa e sua função fisiológica é a de secretar substancias para proteger a cabeça do pênis e facilitar a penetração.

Seu nome, Tyson foi dado em homenagem ao cientista britânico Edward Tyson que descreveu pela primeira vez em 1694 as suas características estéticas, de formação e suas funções para a proteção do pênis.

Na maioria das vezes elas não são visíveis, nesses casos não causando nenhum desconforto estético, porém uma parcela dos homens apresentam essas glândulas bastante protuberantes e se sentem desconfortáveis e envergonhados com a sua aparência.

Contudo, quando a higiene não é realizada adequadamente a secreção dessa glândula, conhecida como esmegma pode se acumular na cabeça do pênis, principalmente quando a glande é coberta por pele como é o caso dos não circuncisados e isso pode ser bastante maléfico a saúde.

vector mostrando as Glândulas de Tyson

Preciso procurar um médico?

No caso especifico das glândulas de Tyson a procura de um médico não é necessariamente obrigatória, como dito anteriormente essa manifestação é natural do organismo e mantendo uma boa higiene da região peniana, não trará problemas a saúde.

Também, você deve ficar ciente que essa manifestação não é contagiosa como pensado por alguns, não sendo essa considerada como uma doença sexualmente transmissível. O seu maior problema, para alguns, é somente o estético mesmo.

Fique atento, alguns tipos de DST como o HPV podem ser confundidas como glândulas de Tyson e se você tem dúvidas, nesses casos procurar um médico urologista é a atitude mais recomendável para um diagnóstico preciso e posterior tratamento se necessário.

Glândulas de Tyson tem tratamento?

Para aqueles que se sentem incomodados com a aparência dessas glândulas existem tratamentos que ajudam a amenizar o seu tamanho e até mesmo remover-las por completo. Para saber aquele que melhor se adéque a seu caso procure um urologista.

Os tratamentos não possuem efeito colateral e o máximo que pode ocorrer é o ressecamento da glande nos primeiros dias após iniciado o procedimento, podendo ocorrer em casos isolados pequenas fissuras na superfície da mesma.

Glândulas de Tyson tratamento

Como remover?

Como dito anteriormente, existem tratamentos para remover as glândulas de Tyson do pênis. Os procedimentos são diversos e abaixo você confere os principais deles:

  • Cirurgia: Realizada em consultório, a remoção das glândulas através de uma pequena cirurgia é realizada com aplicação de anestesia local e uso de bisturi para remover-las uma a uma mecanicamente.
  • Cauterização: Também realizado com aplicação de anestesia local, o procedimento de cauterização das glândulas é executado com a aplicação de pequenas descargas elétricas na superfície afetada, causando a queima das mesmas e o seu desaparecimento.

Nunca em nenhuma hipótese tente realizar a remoção caseira dessas pequenas bolinhas, apesar de elas terem a aparência que se assemelha a uma espinha, furar-las, espremer-las ou até mesmo cortar-las pode causar danos irreversíveis a glande.  

Contudo fique atento, por ser uma incidência natural ao organismo humano e com função de proteger a glande a maioria dos urologistas não recomendam a remoção das glândulas de Tyson.

Existe alguma pomada que posso passar?

Ainda não existem pomadas ou loções que possuem a capacidade de remover essas pequenas bolinhas brancas, porém você encontra na internet receitas caseiras e milagrosas que prometem solucionar o problema, fique atento e não se deixe enganar.

Nenhum urologista reconhece esses tipos de tratamentos que em alguns casos podem levar a lesão do pênis. Por isso, se você possui essas glândulas protuberantes e realmente se sente incomodado com a sua aparência, procure um profissional especializado para remover-las.

Por fim, não se preocupe tanto com questões estéticas, o ponto mais importante é a saúde do seu pênis e como mostrado esse não é um problema que irá causar nenhum dano a ele. Caso sua parceira (o) se sinta incomodado mostre a ela esse texto para que não seja feito nenhum julgamento equivocado.

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *