Gordura abdominal: O que é? Quais são as causas? Como evitar?

Você sofre com a gordura abdominal? Sobrepeso não quer dizer necessariamente que a pessoa esteja doente como a maioria das pessoas acredita, existem pessoas que apesar de estarem fora do peso, gozam de plena saúde. O problema maior está na região que esse sobrepeso está se acumulando no corpo.

A gordura que se acumula abaixo da pele não é um grande problema quando pensamos em saúde, Interferindo mais esteticamente.

É na gordura intra abdominal que está o problema, mesmo que você não seja gordo, mas verifica um acúmulo de gordura na região do abdômen, saiba que isso pode ser perigoso para a saúde.

Nesse post vamos falar sobre a gordura abdominal, o que é, suas causas, como evitar, dicas de alimentos que podem te auxiliar. Então não deixe de ler!

O que é gordura abdominal?

Gordura abdominal é a gordura que o organismo acumula na região da cintura, geralmente causada por distúrbios metabólicos, ela se aloja entre as vísceras, dentro da cavidade abdominal, ocupando o espaço entre os órgãos.

Pesquisas indicam que ela aumenta de forma bastante sensível a probabilidade da pessoa sofrer de problemas cardiovasculares e diabetes do tipo 2.

Já especificamente nas mulheres, algumas pesquisam mostram a influencia maléfica dela no surgimento do câncer de mama.

Para identificar se você está sofrendo com esse problema, foram criadas medidas padrão que servem de base para um pré diagnostico, nos homens, se ultrapassados 102 cm e nas mulheres 88 cm de cintura, é diagnosticado como obesidade abdominal.

gordura abdominal

O que causa a gordura abdominal?

Antes de qualquer coisa, o acumulo excessivo de gordura abdominal, quando não havendo distúrbios alimentares, é um problema metabólico, uma disfunção que faz com que o corpo acumule as calorias ingeridas em excesso sob a forma de gordura, ficando alojada na região da cintura.

Ou seja, se você não possui uma alimentação balanceada, se alimenta de forma errada, comendo mais calorias do que o seu corpo gasta, não pratica exercícios,  você irá engordar e em algumas pessoas, essa gordura ficará alojada na região do abdômen.gordura abdominal

gordura abdominal

Como evitar a Gordura Abdominal?

A principal forma de se evitar a gordura abdominal é adotando hábitos saudáveis no seu dia a dia.

Existem práticas provadas através de pesquisas e estudos que provam o aumento da perda de gordura na região do abdômen mais do que nas outras áreas do corpo.

Quais alimentos devo evitar e quais devo estimular o consumo?

O açúcar é um mal a ser evitado por quem sofre com gordura abdominal, por ser um carboidrato simples, ele é rapidamente metabolizado pelo fígado sendo armazenado no organismo sob a forma de gordura, principalmente na região abdominal.

Os médicos citam como o principal mal causado pelo açúcar, o acumulo de gordura abdominal, isso leva ao aumento da gordura no fígado, causando problemas metabólicos e resistência a insulina, o que pode ocasionar uma diabetes por exemplo.gordura abdominal

Por outro lado as proteínas entram como um aliado importante na luta contra a gordura abdominal, sendo o ingrediente mais importante para o corpo quando o assunto é perda de gordura.

Estudos mostraram que quanto mais proteína uma pessoa consome na sua alimentação diária, quanto menos ela corre riscos de sofre com a obesidade.

Além de dar energia ao corpo, a proteína é mais dificilmente armazenada no organismo sob a forma de gordura abdominal.gordura abdominal

Na mesma medida em que se deve consumir mais proteínas, se deve diminuir o consumo de carboidratos. O carboidrato tem a característica de fornecer energia rápida para o corpo, porém se acumulada, será alojada na região abdominal.

Por fim, no que diz respeito a alimentação, o consumo de fibras é altamente recomendável.

Exercícios são muito eficazes na perda de gordura abdominal

Nós sabemos que exercícios são importantes por vários motivos nas nossas vidas e é o que mais vai garantir você levar uma vida longa e saudável, porém existem alguns exercícios que possuem a característica de atuar mais ativamente na perda de gordura abdominal.

Foi realizado um estudo com voluntários, estimulando-os a praticar abdominais todos os dias durante o período de 6 meses. Depois desse tempo não se observou grandes mudanças no acumulo de gordura abdominal, provando que esse tipo de exercício não é eficaz para a perda de gordura dessa região.

Porém quando o mesmo estudo foi realizado com as pessoas praticando exercícios aeróbicos, a perda de gordura abdominal foi significativa, e observou se uma recorrência menor do problema em quem praticava exercícios.

E ai gostou das informações? Que tal mudar seus hábitos e diminuir sua gordura abdominal?

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *