Infertilidade masculina: Descubra as causas e se existe tratamento para esse problema de saúde

infertilidade masculina

A infertilidade masculina é um problema de saúde grave e que pode ocorrer em qualquer homem. Isso porque existem diversas causas que podem deixar o homem infértil, algumas naturais e outras por acontecimentos durante a vida.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é a infertilidade masculina, as principais causas, os tipos de tratamentos, entre outras informações sobre esse assunto. Veja!

O que é?

A infertilidade masculina é uma condição em que o homem não produz espermatozoides saudáveis o suficiente para fecundar um óvulo. Ou seja, consequentemente, ele não consegue gerar um filho. Esse problema pode ocorrer por diversas causas, umas mais simples e outras bem complexas.

Principais causas da infertilidade masculina

 infertilidade masculina

São vários os motivos que geram esse problema de saúde.

A principal causa é a chamada varicocele que é um problema nos vasos sanguíneos que trabalham na região dos testículos. É como se formassem varizes na bolsa escrotal e essa doença compromete a saúde e a eficácia dos espermatozoides, o que gera a infertilidade masculina.

Algumas infecções também podem ser a causa da infertilidade, como as contraídas por meio de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, toxinas presentes em cigarros, drogas e alguns medicamentos podem comprometer fortemente a produção de espermatozoide no homem.

As disfunções hormonais também são causas comuns de problemas de fertilidade em homens e elas podem ocorrer por diferentes motivos. Há também fatores genéticos que podem ser responsáveis pela infertilidade masculina. Isso sem falar que o próprio organismo do homem pode criar anticorpos que destroem os espermatozoides dele.

Enfim, são dezenas de possibilidades que podem causar a infertilidade masculina. O ideal é ir ao médico, fazer os exames e descobrir se os seus espermatozoides estão saudáveis ou não.


Entenda melhor o que é a varicocele nesse post: Varicocele: O que é? Tratamento? Causa infertilidade? 


 

Tratamento da infertilidade masculina

O tratamento da infertilidade masculina vai depender da causa dela. Se o seu problema é o uso de produtos tóxicos, como o álcool ou o cigarro, basta parar de fazer uso deles que com o tempo a fertilidade volta.

Porém, caso seja uma questão genética, o tratamento pode ser feito a partir do uso de medicamentos que podem resolver o problema, mas não é nada certo. No caso dos hormônios o tratamento é bem semelhante.

A varicocele é tratada por meio de procedimento cirúrgico que visa recuperar os vasos sanguíneos da região do testículo e fazer com que o homem fique fértil novamente.

Em alguns casos, a situação é muito grave e só se consegue deixar os espermatozoides saudáveis novamente se for feita uma fertilização in vitro, em laboratório.

Contudo, cada caso é um caso e é possível reverter a infertilidade masculina em boa parte deles. Por isso, procure o urologista, faça os exames e se confirmada a infertilidade, comece o tratamento imediatamente.

Exames para infertilidade masculina

São vários os exames que podem ser feitos, tendo como principal o espermograma. Também são feitos exames hormonais, para detectas DSTs, ultrassonografia da bolsa escrotal, entre outros diversos.

Espermograma

São dois exames utilizados para descobrir se o homem está infértil ou não. O mais famoso deles é o espermograma, em que o laboratório analisa a saúde dos espermatozoides para saber se eles podem fecundar um óvulo ou não.

Espermograma é o nome do principal exame feito para descobrir se os espermatozoides estão saudáveis ou não. Ele analisa toda a estrutura, os movimentos e demais detalhes que determinam se o esperma está saudável ou não.

A partir disso, são feitos outros exames específicos para descobrir a causa da infertilidade e começar o tratamento correto.

Diagnóstico da infertilidade masculina

O diagnóstico vem após os exames que detectam a causa da infertilidade masculina. O espermograma vai definir se você está infértil ou não e outros exames vão desvendar o motivo desse problema.

infertilidade masculina

Infertilidade masculina tem cura?

A infertilidade masculina tem cura em boa parte das vezes, mas é preciso antes descobrir a causa e analisar se há tratamento possível para o problema em específico que causou a infertilidade.

Tratamento natural

Não existe tratamento natural para a infertilidade masculina. É preciso ser feito o tratamento médico tradicional para que o homem tenha alguma chance de voltar a ser fértil novamente.

Pode ser hereditária?

Uma das causas da infertilidade masculina é genética, logo ela pode ter ligação sim com hereditariedade.

Caxumba

A caxumba quando ocorre em adolescentes e adultos pode ter como sintoma a infertilidade masculina. Por isso, se você está com a doença, procure imediatamente um médico e inicie o tratamento para evitar esse problema.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre a infertilidade masculina, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Veja também: Urologista, o que é? Quando ir?

Urologista: O que é? Para que serve? Quando ir? Saiba TUDO AQUI!

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *