Novembro Azul: Saiba porque foi inventado, qual é o seu objetivo, o que acontece no mês dessa campanha e muito mais!

novembro azul

Durante todos os meses do ano, as instituições de saúde fazem campanhas a respeito de determinadas enfermidades e problemas de saúde. O Novembro Azul é uma dessas importantes datas que trazem consigo o valor da prevenção e do diagnóstico precoce.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer tudo a respeito do Novembro Azul. Do que se trata essa data? Como foi criada? Qual o objetivo dessa campanha? Entre outras respostas para as suas principais perguntas. Veja!

Qual o significado do Novembro Azul e aonde surgiu esse movimento?

infografico sobre o câncer de prostata

Historicamente e culturalmente, o azul se tornou uma cor para definir os gostos pessoais de meninos e homens. Embora isso seja um tanto quanto questionável, a escolha da cor azul foi uma forma de facilitar a vida da equipe de comunicação da saúde brasileira em torno de um tema tão importante.

O Novembro Azul é um mês de campanha em prol da prevenção e do tratamento do câncer de próstata. Esse é o tipo de câncer que mais ataca homens e é muito comum. Se tratado no início, as chances de cura são quase que 100%. Porém, se deixar avançar, ele pode causar até a morte do paciente.

O Novembro Azul não foi criado no Brasil, mas sim na Austrália. Dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Os australianos decidiram pegar essa data e transformar o mês todo em uma luta para enfrentar esse perigoso tipo de tumor.

O movimento que criou o Novembro Azul é conhecido como Movember e essa atitude se espalhou por todo o mundo, inclusive no Brasil.

Entenda a importância dessa campanha nos dias de hoje!

novembro azul

A campanha do Novembro Azul é importante para conscientizar os homens da necessidade de realizar os exames preventivos do câncer de próstata. E, caso dê positivo, que inicie o tratamento da forma mais rápida possível.

São dois exames principais para descobrir a possibilidade do câncer de próstata: o PSA e o toque retal. Por conta de preconceitos e da famosa masculinidade tóxica muitos homens têm medo ou vergonha de realizar o exame do toque retal, essencial para descobrir a existência ou não do tumor.

No caso do tratamento, se o câncer ainda estiver pequeno, é possível fazer uma cirurgia para a retirada do tumor e, após isso, algumas sessões de radioterapia para acabar com todas as possibilidades de que ele volte.

O problema é que com o tempo, o tumor cresce e a cirurgia se torna cada vez mais difícil. Em situações mais graves, a cirurgia deixa de ser indicada e o paciente apenas faz a radioterapia para manter uma qualidade de vida e tentar fazer com que o câncer pare de crescer.

Como funciona as atividades realizadas no Novembro Azul?

novembro azul

As atividades vão de lugar para lugar. Normalmente, os órgãos de saúde municipais, hospitais particulares, centros de tratamento de câncer e médicos urologistas realizam uma grande campanha pelas cidades brasileiras.

São feitas atividades em praça, oferecimento de exames gratuitos para homens a partir de 40 anos, informes sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce, entre outras possibilidades.

Embora não seja uma campanha oficial do Ministério da Saúde, o Novembro Azul conta com apoio das instituições públicas, até para tratar sobre o assunto saúde homem que é tão complicado no Brasil.

O exame de toque é o ponto-chave de toda a campanha, já que é a falta dele o motivo de tantos homens terem o tumor. Por isso, a ideia é sempre mostrar as vantagens de se ter o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Se você é homem, tem 40 anos ou mais, não aguarde até novembro. Vá a um urologista, faça o PSA, o exame de toque e veja se há alguma modificação na textura e na qualidade da sua próstata. Em caso positivo, faça a biópsia o mais rápido possível para descobrir o que é e começar o tratamento de forma imediata.

Quanto antes você iniciar a luta contra o câncer de próstata, maiores são as chances de cura e sem nenhuma sequela ou efeito colateral como infertilidade masculina.

Se conhecer alguém que precise dessas dicas sobre o Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, compartilhe este texto com essa pessoa nos aplicativos de mensagem!

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *