Pelo encravado na barba: Como evitar? Dicas para tirar sem causar danos!

O pelo encravado na barba é algo que além de ser muito dolorido, afeta diretamente a estética do homem. Eles podem ser eliminados com ajuda de compressas, esfoliações e medicamentos. Veja como tirar o pelo encravado na barba e como evitar que eles apareçam novamente!

Eu posso tirar pelo encravado na barba?

Não é recomendado tirar o pelo encravado na barba com a unha, pois se isso acontecer pode ocorrer uma grave infecção na pele, além de manchar a área afetada. Geralmente, o pelo encravado na barba é eliminado de forma natural.

É fundamental não cutucar com a unha ou tentar tirá-lo com auxílio de uma pinça, porque isso poderia agravar ainda mais o quadro.

Os pelos encravados é muito comum entre as mulheres e os homens, mas costumam ser mais frequentes em pessoas que possuem o pelo grosso ou crespo. O pelo encravado na barba pode provocar coceira e dor no momento da depilação.

Os pelos encravados podem ser causados por:

  • Muito suor;
  • Muita oleosidade;
  • Depilação com cera quente e fria;
  • Depilação com lâmina;
  • Usar roupa molhada por longo período;
  • Usar roupas apertadas.

Os pelos encravam por que não conseguem transpassar a pele, encurvando-se. Desse modo, o corpo reage com uma reação inflamatória. Eles costumam aparecer em regiões do corpo que tem mais pelos, como pernas, virilhas, barbas e axilas.

pelo encravado na barba

Como tirar pelos encravados na barba?

O pelo encravado na barba incomoda muito, além de afetar a estética masculina. Para se livrar desse mal, fique atento a algumas dicas de como tirar pelo encravado na barba!

  • Compressa com água morna

Aplique uma toalha com água morna sobre a região do pelo encravado. Deixe agir por dez minutos amolecendo a pele para que os poros possam se abrir mais facilmente e facilitar a saída dos pelos.

  • Esfoliação

A esfoliação é um método eficaz para tirar pelo encravado na barba, e pode ser realizada na hora do banho com auxílio de uma bucha vegetal.

Faça uma mistura de mel e açúcar e com a bucha vegetal faça movimentos circulares de modo leve na área do pelo encravado na barba. Logo depois, lave com água bem esperta, e enxugue com cuidado.

Essa esfoliação deve ser realizada duas vezes por semana, para eliminar células mortas ou qualquer outra coisa que atrapalhem a saída do pelo, causando seu encravamento.

  • Medicamento para acne

Da mesma forma, os medicamentos que eliminam acnes e espinhas têm eficácia contra o pelo encravado na barba.

O medicamento diminui o edema, concedendo espaço para a saída do pelo.

  • Uso de pinça

Esse método é o menos indicado por causa do risco do agravamento da lesão. Mas caso a situação indique que o pelo encravado na barba é superficial, ele pode ser removido com a ajuda de uma pinça esterilizada.

No entanto, para facilitar esse processo é recomendada a aplicação de compressa com água quente antes de usar a pinça.

pelo encravado na barba

Leia também: Mais informação de higiene no texto Shampoo para barba!

Como evitar que eles encravem?

Para evitar pelo encravado na barba, é necessário tomar algumas medidas, começando pela limpeza. É importante lavar a região do pelo encravado com antisséptico para higienizar a área lesionada.

É preciso usar água morna para amolecer os pelos da barba ajudando na hora do corte. Com o rosto enxuto, utilize um produto pré-barba. Isso vai deixar os pelos macios, preparando a pele.

Deixe atuar por cinco minutos e utilize agora um produto próprio para barbear, que pode ser um gel ou espuma.

Na hora de passar a lâmina, passe sempre na direção do crescimento dos pelos, pois se for passado no sentido contrário a chance de aparecer pelo encravado na barba é muito grande.

Além disso, use aparelhos que possuam três lâminas para ajudar no momento do corte dos pelos, evitando passar a lâmina no mesmo local.

Não estique a pele no momento de se barbear, isso pode ajudar na formação de pelo encravado na barba.

Pelo encravado e foliculite é a mesma coisa?

Foliculite é a infecção do folículo pilossebáceo. Essa infecção pode ocorrer em várias áreas do corpo, no entanto, nos homens ocorre frequentemente na barba.

Essa infecção geralmente é provocada por bactérias, vírus e fungos.

A foliculite é causada por atritos da lâmina com a pele, vestimenta apertada, excesso de suor e umidade.

Essas condições dificultam e impedem a saída dos pelos.

Os pelos encravados ocorrem por que o canal por onde ele nasce fica bloqueado, e sem força ele não consegue nascer, passando a crescer internamente.

 

Você Também Pode Gostar:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *