Prostatite: Quais são os sintomas? Pode causar impotência? Como é o tratamento?

prostatite

A próstata é uma glândula muito importante do organismo masculino, mas também é bem sensível. Por isso, ela pode sofrer uma série de deformações, imperfeições e também enfermidades. É o caso da prostatite, uma doença que você precisa entender como ela funciona.

Nos próximos tópicos, você vai ter a oportunidade de saber todas as informações necessárias a respeito da prostatite. Preste bastante atenção para que todas as suas dúvidas sejam sanadas!

O que é?

A prostatite, na verdade, não é um único tipo de doença. Ela é a forma como são chamadas as inflamações na próstata. Ou seja, independente da causa, qualquer inflamação na próstata é prostatite.

Quais os sintomas da prostatite?

Como qualquer inflamação, a prostatite gera os sintomas comuns desse distúrbio no corpo humano. Febre e dor de cabeça, por exemplo. Além disso, ela também traz dores ao urinar, dificuldade para urinar e também dores na região pélvica.

A prostatite também pode gerar calafrios, incontinência urinária e uma dor intensa no saco escrotal. Se tiver algum desses sintomas combinados, vá imediatamente ao médico para ele fazer o diagnóstico correto e começar o devido tratamento.

Prostatite crônica

Se não tratada, a prostatite pode se tornar crônica, com graves riscos à saúde do paciente. Além das fortes dores que vão cada vez mais aumentar, essa doença vai se tornar uma infecção bacteriana bem parecida com a infecção urinária.

O tratamento é feito com base em medicamentos, principalmente antibióticos e é tratável. O ideal é evitar chegar nesse ponto, já que os riscos de uma doença mais grave são altos.

prostatite crônica

Como é o tratamento?

O tratamento da prostatite é feito com base em medicamentos, independente da forma que ela se encontra no organismo. A primeira etapa que é a aguda, com dores muito fortes e uma inflamação bem contundente, é usado antibióticos por cerca de quatro semanas.

Na crônica e outros tipos de prostatite, o tratamento também é bem parecido. O que pode mudar é a quantidade de dias e semanas que o paciente vai ter que tomar os medicamentos. Além disso, pode-se usar também analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas de dor e de febre.

Todos esses remédios precisam ser indicados pelos médicos, pois alguns podem causar efeitos colaterais que atrapalhem na recuperação do paciente.

Com 48 horas do tratamento com o antibiótico já é possível sentir um alívio no processo de inflamação. Em sete dias, o exame de urina já não indica mais a presença das bactérias e em quatro semanas o paciente está devidamente curado.

Tem cura?

A cura é feita com base no uso de antibióticos- anti-inflamatórios e analgésicos. Demora cerca de 4 semanas para que o paciente seja considerado curado. É um tratamento simples, apenas com remédios e que tem eficácia de praticamente 100%.

Prostatite aguda

A prostatite aguda é a forma mais comum da inflamação na próstata e também a mais dolorida. Para evitar chegar a esse ponto, o ideal é começar o tratamento logo no início dos sintomas. Por isso, busque um urologista imediatamente para que o seu diagnóstico seja rápido e a cura da doença também.

As dores na prostatite aguda são muito fortes. Dores no saco escrotal, em toda região pélvica, dor ao urinar e muito mal estar. É uma sensação péssima e que você pode evitar ao fazer o tratamento no tempo correto.

Causa impotência?

Enquanto estiver com a inflamação é muito difícil, por conta das dores, que o homem consiga ter algum tipo de ereção. Mas após feito o tratamento e curado, as chances de impotência sexual são praticamente nulas. Isso só vai ocorrer se a demora no tratamento lesione algum ponto importante da próstata responsável pela ereção.

A prostatite precisa ser tratada assim que for descoberta para evitar as dores agudas causadas pela inflamação. Ninguém gosta de sentir dor, nessa área, então, é pior ainda. Por isso, busque um médico imediatamente após sentir algum desses sintomas. Pode ser que não seja nada, mas é melhor prevenir do que ter que conviver com dores intensas em um futuro próximo.

A prostatite tem cura, basta que você queira curá-la. Caso tenha ainda alguma dúvida a respeito do tema prostatite, deixe o seu comentário aqui embaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *