Varicocele: O que é? Tratamento? Causa infertilidade? Saiba tudo aqui!

varicocele

O órgãos do sistema reprodutor masculino podem ter uma série de enfermidades que vão das mais simples até algumas bem perigosas. É o caso da varicocele, por exemplo, que precisa ser tratada para evitar consequências graves.

Nos próximos tópicos você vai conhecer de verdade tudo que precisa a respeito da varicocele. O que ela é, os sintomas, as causas, as formas de tratamento. Veja com bastante atenção para não ser surpreendido por essa perigosa doença!

O que é Varicocele?

A varicocele é uma doença que dilata as veias presentes no chamado cordão espermático. Se não tratada, essa dilatação pode se transformar em um tumor no saco escrotal. É como se tivessem varizes nos testículos e no escroto, a dilatação e a visualização do problema é bem parecida com as varizes tradicionais que aparecem nas pernas.

Quais são os sintomas?

Além da formação de varizes no saco escrotal e nos testículos, com veias visivelmente dilatadas e arrebentadas, a varicocele possui outros sintomas que podem fazer com que você descubra se há suspeitas de ter a doença.

Porém, esses sintomas são muito raros, difíceis de serem descobertos. O ideal é que o homem tenha o costume de sempre analisar o saco escrotal diariamente para perceber se há varizes ou outros elementos estranhos no órgão.

A dor pode ocorrer em alguns casos, mas não na maioria. No caso de dor, ela vai variar de intensidade. Algumas vezes vai ser só um incômodo e em outras dores bem fortes. Ela também pode ser mais dolorosa na hora da prática de exercícios físicos, além de piorar com o passar do dia. A dor da varicocele melhora, quando o homem fica deitado de costas.

Além disso, a enfermidade também pode gerar a atrofia testicular e causar infertilidade. Porém, esses sintomas já são bem avançados. É preciso que o homem descubra a doença antes disso. Uma outra forma de evitar o avanço da varicocele é visitar um urologista com frequência.

Causas da Varicocele

A varicocele não possui uma causa externa, ela ocorre por um problema dentro do cordão espermático. Essa parte do sistema reprodutor masculino é a responsável por transportar o sangue até os testículos. Quando esse sangue não flui normalmente, ele gera a varicocele. É um processo bem parecido com o das varizes de pernas.

Não tem como evitar isso, é um problema que pode acontecer com qualquer homem por conta de uma falha na válvula do cordão espermático.

Como é o tratamento?

Na maioria dos casos, não é feito nenhum tipo de tratamento para curar a varicocele. Há apenas o acompanhamento médico para observar se a doença avança ou não. Ela pode permanecer e até se curar sozinha, por isso o tratamento só é feito nos casos em que ela avança.

Se o médico urologista observar que há chances da doença se transformar em uma atrofia, infertilidade ou até mesmo no tumor, é preciso que seja feita uma cirurgia que fecha as veias afetadas e muda o fluxo do sangue para um novo cordão espermático.

Esse procedimento tem grandes chances de fazer com que a pessoa infértil volte a ter espermatozoides saudáveis e fique fértil novamente.

Causa impotência?

Por conta da atrofia, da falta de fluxo sanguíneo para bombear o pênis, das dores e da própria infertilidade, a varicocele em estágios mais avançados pode sim causar impotência sexual. Não é uma consequência direta da enfermidade, mas pode sim acontecer.

varicocele causa importenciaCausa infertilidade?

Um dos principais sintomas da varicocele avançada é a infertilidade, pois os testículos não terão sangue suficiente para produzir espermatozoides saudáveis. Porém, após a cirurgia, as chances da pessoa voltar a ser fértil é bem alta.

Varicocele unilateral

A varicocele unilateral é a que atinge apenas um dos dois testículos. Ela ocorre quando o cordão espermático problemático é o responsável pelo fluxo de sangue de apenas um dos testículos.

Varicocele bilateral

Já a varicocele bilateral é a que atinge os dois testículos. O cordão espermático com problemas no fluxo sanguíneo é responsável por fazer circular nos dois testículos. Para ambas as possibilidades, a cirurgia pode ser uma solução.

Agora que você já sabe tudo sobre a varicocele, compartilhe este texto com seus amigos para que eles fiquem atentos aos sintomas e aos cuidados para evitar a doença!

0 Compart.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *