Albumina: Entenda a VERDADEIRA função dela!

Muito utilizada por praticantes de musculação com o intuito de melhorar os resultados dos exercícios físicos, a albumina é um suplemento que naturalmente já é produzida pelo nosso organismo, contudo em quantidades reduzidas, sendo possível melhorar a concentração desse composto no organismo para fins estéticos.

Nesse artigo abordaremos um pouco mais a fundo a respeito da albumina e suas diversas funções, tirando também as principais duvidas dos seus consumidores. Acompanhe:

O que é albumina?

A albumina é um componente com alta concentração biológica e que é encontrada principalmente na clara do ovo, leite e no plasma sanguíneo, sendo essa a principal proteína presente nele. Hoje ela é muito utilizada por praticantes de musculação devido ao custo x benefício.

Ao analisar a albumina mais a fundo notamos a presença de todos os aminoácidos essenciais ao organismo como a lisina, metionina, treonina, valina, triptofano e leucina. Funcionando muito bem como fonte proteica barata aos praticantes de musculação que desejam melhorar o ganho de massa magra.

albumina imagem

Qual é a sua função?

Funcionando como a maioria das proteínas de origem animal, a albumina melhora  a eficiência e velocidade da construção muscular. Contudo, para o ganho de massa muscular, não adianta somente ingerir o composto, é preciso que se pratique exercícios físicos de musculação.

Os 5 principais benefícios da clara de ovo, ou albumina, são:

  1. Melhora considerável do funcionamento do metabolismo por possuir em sua composição aminoácidos de alta importância
  2. A substância além de aminoácidos possui vitaminas e minerais, que auxiliam inclusive no aumento da energia para os treinos musculares.
  3. Melhora considerável na síntese proteica por conter os 9 aminoácidos essenciais.
  4. Ajuda a reduzir a gordura corporal total por ser uma proteína que não sofre hidrólise e tem o seu processo de absorção mais lento. O que leva a um processo digestivo mais lento e conseqüentemente maior tempo com sensação de saciedade.
  5. É barata. A albumina é um dos componentes mais baratos na hora de melhorar o ganho muscular. Além pode ser utilizada de diversas maneiras como em omeletes, cremes ou apenas cozida, no caso de a fonte ser a clara do ovo.

Ela ajuda a engordar?

Não. A albumina não ajuda a engordar, na verdade ela não possui função nenhuma que aumente o acúmulo de gordura. O que pode haver é uma confusão das suas funções, uma vez que a mesma aumenta o volume de massa muscular.

Aumentar os músculos não significa engordar, apesar de a pessoa ganhar peso e volume. Nesses casos, o peso é ganho com a adição de massa magra, que no final das contas, ajuda na perda de gordura, o que ajuda a emagrecer.

O que é melhor, albumina ou whey?

Tanto a albumina quanto o whey são proteínas de origem animal, contudo elas possuem uma diferença principal. A albumina é extraída da clara do ovo e o whey é extraído do leite, mais especificamente do soro dele.

A segunda maior diferenciação dos dois diz respeito a concentração de proteína que cada um possui. O whey, concentrado e vendido como suplementação, possui maior concentração de proteína do que a clara de ovo. Sendo um pouco mais eficiente que a albumina natural.

Outra diferença dos dois diz respeito ao tempo de absorção pelo organismo, que é o tempo que um nutriente leva para ser metabolizado. E em se tratando de musculação, essa diferença pode ser um benefício.

Sendo a albumina, que possui quebra mais lenta, mais indicada para o pré treino e o whey, que fornece energia rápida para recuperação da musculatura lesionada, indicada para o pós treino, podendo ser tomado misturado na comida ou então por meio de shakes.

albumina imagem

Exame de albumina

Como mostrado nesse artigo a albumina está presente no nosso sangue, e sua concentração pode ser indicativo de alguma doença. É ela que regula os níveis de água no sangue e faz o transporte de proteínas, nutrientes e hormônios pelo corpo.

O exame de albumina pode ser pedido pelo seu médico para ajudar na identificação de doenças hepáticas, câncer e até mesmo tumores. Hoje o exame costuma entrar nas listas de check-up, sendo muito barato para ser feito.

Os valores de referência da albumina no sangue são de 35g a 55g por litro. Assim, caso o exame apresente valores maiores ou menores que esses, é possível que alguma disfunção esteja ocorrendo o organismo afetado.

Gostou do assunto? Leia mais conteúdo no texto sobre BCAA e depois deixe seu comentário!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *