Termogênicos: Tudo que você precisa saber sobre os queimadores de gordura!

O uso uso de suplementos termogênicos é cada vez mais comum no meio esportivo, seja para ganhar massa muscular ou para auxiliar na perda de gordura.  Mas você sabe o que são os termogênicos e como funcionam? Nesse artigo iremos falar sobre os termogênicos que auxiliam na perda de peso, e muitas outras informações. Vamos conferir?

O que são Termogênicos?

São substâncias que possuem a função de manter o organismo trabalhando de forma mais acelerada, através da produção de mais calor, fazendo com que a queima total de calorias ao longo do dia aumente.

termogênicos

Como funcionam?

Realizando as mesmas atividades durante o dia, ao final o gasto calórico será maior se for feita a ingestão de substâncias termogênicas.

Na maioria das vezes eles encontram presentes em alguns alimentos que consumimos no dia a dia, podendo também ser encontrados em pílulas.

No caso das pílulas, especialistas pedem que se tenha atenção redobrada nos condicionantes para se ingerir essa substância.

Quais são os benefícios dos termogênicos?

Como benefício principal dos termogênicos está o aumento que ele provoca no calor do corpo humano, acelerando o organismo, aumentando o gasto calórico e emagrecendo. O que é uma ajuda valiosa na luta pelo combate a obesidade e emagrecimento em geral.

Além do emagrecimento, os termogênicos ajudam a manter a massa magra do corpo. Depois de ingeridos os termogênicos buscam energia nas células de gordura, não recorrendo aos músculos, o que ocasionaria em perda muscular, com isso os termogênicos provocam um emagrecimento mais eficaz, uma vez que músculos ajudam na queima de caloria total do corpo.

Emagrece?

Termogênicos são substâncias que aumentam o metabolismo por algumas horas após  o seu uso, o que acaba ocasionando uma perda maior de calorias.

Seguindo essa lógica de que perda calórica é o caminho para o emagrecimento, sim termogênicos ajudam o corpo a emagrecer até mesmo estando em repouso.

Alimentos termogênicos

Naturalmente no dia a dia ingerimos alimentos que possuem as funções termogênicas. Esses alimentos ajudam a acelerar o metabolismo e possuem características termogênicas distintas.

Existem alimentos específicos que são muito eficazes nesse propósito.

Pesquisas de laboratório com diversos alimentos termogênicos, mostraram quais são os 06 melhores alimentos com essa função, são eles:

  • Pimentas: Acredita-se que o metabolismo sofra um aumento médio de 20% no seu funcionamento quando há consumo de alimentos apimentados.
  • Ovos: Os ovos são conhecidos por terem em sua composição a presença da vitamina B12, que comprovadamente exerce a função de quebrar células de gordura.
  • Café e Chá Verde: São bebidas que possuem cafeína, que ao ingerida provoca o aumento dos batimentos cardíacos e acelera o metabolismo.
  • Peixes: São alimentos ricos em proteínas e escassos em calorias, o que faz dele um poderoso termogênico de origem animal.
  • Frutas vermelhas: Elas possuem a propriedade de aumentar a velocidade de trabalho do metabolismo através da grande concentração de fibras e vitamina C.
  • Iogurte: Os produtos derivados do leite de modo geral são ricos em cálcio. Essa substância é comprovadamente responsável pelo bom funcionamento do metabolismo elevando a temperatura corporal.
  • Entre outros.

termogênicos

Suplementos termogênicos

Porém os termogênicos também podem ser suplementados no organismo através de pílulas. Existem diversas marcas e tipos que prometem acelerar o organismo e provocarem a perda de peso.

Nesses casos recomenda se orientação médica ao realizar o uso.

Os ingredientes ativos presentes em suplementos termogênicos variam de acordo com a marca, porém na maioria das vezes eles são compostos por uma mistura de substâncias estimulantes como cafeína, efedrina e guaraná.

Termogênico faz mal ao coração?

Estudos realizados com termogênicos apontam que eles provocam o aumento  da pressão sanguínea e batimentos cardíacos. Quando suplementados através de medicamentos o seu efeito é mais forte, o que requer maior atenção ao uso.

Alguns médicos associam o uso de termogênicos com diversos efeitos colaterais como ataque cardíaco, podendo até mesmo levar a morte em casos específicos.

Nesses casos a pessoa já possuía a pré disposição ao mal e o termogênico agiu como impulsionador do evento.

No geral os alimentos e suplementos termogênicos podem ser benéficos ao corpo humano, eles se mostram como um bom aliado na perda de peso, ajudando a aumentar consideravelmente os gastos calóricos durante o dia.

Alguns alimentos aumentam em até 20% o gasto calórico corporal total.

Seja qual for o seu propósito, é preciso atenção ao seu uso. O ideal é que se procure suplementos 100% naturais e sempre um profissional especializado ao se iniciar o uso de qualquer medicamento, para que você o faça de forma segura e eficaz.

Gostou do post? Qual sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário!

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *